A Coordenadoria de Bibliotecas da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas dá uma força especial para quem vai encarar o vestibular da Unicamp neste ano de 2026. Todas as bibliotecas públicas da cidade estão com os livros exigidos pela universidade disponíveis para empréstimo gratuito.
Entre os autores cobrados no vestibular da Unicamp estão nomes de peso como Machado de Assis, Conceição Evaristo, Chimamanda Ngozi Adichie, Caio Fernando Abreu, Gabriel García Márquez, Lima Barreto, José Paulo Paes e Ailton Krenak — uma verdadeira seleção de clássicos e vozes contemporâneas que inspiram e ampliam o olhar sobre o mundo.
Para Dandewara Pereira, coordenadora das Bibliotecas Públicas de Campinas, a iniciativa é uma forma de garantir acesso igualitário à literatura e apoiar o sonho universitário dos candidatos ao vestibular.
“Nem sempre o estudante consegue comprar todos os livros do vestibular. Com o acervo disponível nas bibliotecas públicas, ele tem as mesmas condições de se preparar e começar o ano com foco total nos estudos”, afirma.
As bibliotecas funcionam de segunda a sexta-feira, com horários que variam conforme a unidade. Para realizar o empréstimo, basta apresentar um documento com foto e comprovante de residência.
A lista com endereços, telefones e horários de funcionamento dos espaços estão no site: https://campinas.sp.gov.br/secretaria/cultura-e-turismo/pagina/bibliotecas.
Conheça os autores e livros do vestibular 2027 da Unicamp e veja onde encontrar as obras em Campinas:
José Paulo Paes – Prosas Seguidas de Odes Mínimas – Zink, Bonfim e Sousas
Gabriel García Márquez – Os funerais da Mamãe Grande – Zink e Sousas
Caio Fernando Abreu – Morangos Mofados – Sala de Leitura, Zink, Bonfim e Sousas
Conceição Evaristo – Olhos D’água- Vila Esperança, Zink, Bonfim e Sousas
Chimamanda Ngozi Adichie – No seu Pescoço – Zink e Bonfim
Lima Barreto – Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá – Sala de Leitura, Zink e Bonfim
Machado de Assis – Memórias Póstumas de Brás Cubas – Sala de Leitura, Vila Esperança, Zink, Bonfim, Sousas e Cora Coralina
Ailton Krenak – A vida Não é Útil – Zink, Bonfim e Sousas







