Campinas recebe novamente o BikeCine, cinema itinerante que funciona apenas com energia limpa e sustentável, gerada pelas pedaladas do próprio público. A sessão gratuita e ao ar livre será realizada dia 5 de dezembro, sexta-feira, na Estação Cultura, com patrocínio da Ecolab, líder global em sustentabilidade, que oferece soluções e serviços voltados à gestão da água, higiene e prevenção de infecções.
Os ingressos ficam disponíveis on-line para o público, pelo site https://bikecine.com.br/ e também serão distribuídos presencialmente no local, uma hora antes do evento.
A programação começa com uma sessão de filmes curtas para todas as idades, em seguida, exibe o longa-metragem “Saneamento Básico, o Filme”, prestigiando o cinema nacional. Uma surpreendente comédia de Jorge Furtado, que traz um enredo divertido e inusitado, brincando com o próprio cinema, além do grande elenco que inclui Fernanda Torres e Wagner Moura. Todos os filmes contam com recursos de acessibilidade.
No BikeCine, o público pode escolher de onde e como prefere assistir aos filmes: acomodado na plateia de 150 cadeiras ou pedalando nas estações de bicicletas e participando ativamente do funcionamento da sessão. No total, são 16 estações que captam a energia gerada pelos ciclistas: 12 bicicletas fixas e quatro bases para acoplar as bicicletas trazidas pelo próprio público. Durante as sessões, os participantes podem fazer revezamento nas pedaladas, para descansar e para que todos possam vivenciar a experiência.
É possível também colaborar pelo “pedal de mão”, recurso planejado especialmente para a diversão das crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, promovendo maior inclusão para participação. O BikeCine é para todos.
A tecnologia também está presente na projeção das imagens, a exibição dos filmes é feita na tela inflável da Airscreen, equipamento com tecnologia de ponta, que oferece alta qualidade para cinemas ao ar livre. Tudo para garantir a melhor experiência ao público.
O BikeCine une o amor pelo cinema ao bem-estar. É cultura, entretenimento, sustentabilidade e esporte em um só evento. Lançado no Brasil em 2024, o projeto já passou por mais de 30 cidades, realizando cerca de 80 sessões para mais de 10 mil pessoas.
O projeto Festival BikeCine em Campinas é realizado com apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da Ecolab, apoio AT Cultural, Prefeitura de Campinas, Ciclo Ativo, EMDEC, produção BikeCine. Mais informações no Instagram: @bikecine
Serviço
Festival BikeCine em Campinas
Data: 5 de dezembro (sexta-feira)
Horário: 19h e 20h
Local: Estação Cultura – Praça Mal. Floriano Peixoto – Centro, Campinas
Capacidade: 150 lugares em cadeiras, 12 bicicletas fixas e 4 estações disponíveis para o público acoplar a própria bicicleta.
Ingressos: entrada gratuita (reserva de ingressos on-line no https://bikecine.com.br ou retirada presencial, a partir de 1 hora antes).
50% dos ingressos ficam disponíveis on-line e 50% são distribuídos presencialmente.
Programação:
19h
Sessão de curtas-metragens (50 minutos – Livre)
20h
Saneamento Básico, o Filme
(de Jorge Furtado – Brasil – 2007 – Comédia – 1h52min – 12 anos)
Sinopse: Os moradores de Linha Cristal, uma pequena vila italiana localizada na serra gaúcha, reúnem-se para tomar providências a respeito da construção de uma fossa para o tratamento do esgoto. A prefeitura reconhece a necessidade da obra, mas informa que não terá verba para realizá-la até o final do ano. Entretanto, a prefeitura dispõe de quase R$10 mil para a produção de um vídeo. Surge então a idéia de rodar um filme sobre a própria obra, para realizar a obra da fossa.






