Um bingo realizado dentro de uma unidade básica de saúde (UBS) gerou polêmica na cidade de Pedreira. Na quarta-feira (11), por volta das 13h30, profissionais da saúde e estagiários que atendem na unidade do bairro Vila Canesso organizaram a atividade para pacientes da região.
Um vídeo gravado por uma moradora (confira abaixo) e que circula nas redes sociais mostra dezenas de idosos e adultos participando da ação, aglomerados em um dos corredores e em uma sala da UBS. No vídeo, a moradora questiona os responsáveis sobre a realização naquele local, onde circulam pessoas doentes. Ninguém utilizava máscaras.
Segundo um aluno de medicina, o bingo seria realizado na igreja ao lado. Mas por conta de uma reforma resolveram utilizar a unidade de saúde. Os organizadores garantiram que não foi envolvido dinheiro no jogo, e que os produtos sorteados foram doações do comércio local.
O Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), responsável pelos estagiários, confirmou a realização do bingo, mas que não prejudicou as consultas de acolhimento que foram realizadas no período da manhã (abaixo, nota completa).
Mesmo assim, a situação inusitada gerou crítica de alguns moradores. “E o fim do mundo quando a gente pensa que já vimos de tudo aprece uma palhaçada dessa. Quer jogar bingo espera a festa de Santana (tradicional evento em Pedreira), dentro de uma unidade de saúde é um lugar de respeito ao atendimento ao cidadão”, opinou Donizeti Xavier.
Já a moradora Andréia Galli considerou a atitude “vergonhosa”. “O pior são as pessoas acharem isso normal. Nós pagamos impostos para ter um bom atendimento. Não se usa uma unidade de saúde para esses fins. Para isso arrume um espaço apropriado. Espero que o poder público veja isso para que não aconteça mais”, expôs nas redes sociais.
A secretaria municipal de Saúde de Pedreira informou, por meio de nota, que o objetivo dessa ação foi de realizar um bingo para que “desenvolvêssemos ações de promoção e prevenção a saúde e recuperação de doenças da população da área de abrangência do território”, justificou.
Segundo a pasta, durante visita domiciliar e contato na unidade de saúde, os estudantes de medicina detectaram solidão, tristeza e elevado consumo de medicamentos para depressão nos idosos na região da UBS (leia abaixo nota completa)
“Isso chamou atenção dos estudantes que pensaram em realizar uma orientação educacional como parte das atividades interativas com a população”. E assim pensaram e realizaram um bingo, onde essas pessoas, na maioria idosos, compareceram para participar da atividade.
NOTA DA UNIFAJ
“O Centro Universitário de Jaguariúna – UniFAJ confirma que houve uma ação social realizada dentro da UBS Vila Canesso, em Pedreira, no dia 11 de setembro, que faz parte do Programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF), que é uma das principais inciativas do Sistema Único de Saúde (SUS), no Brasil. Está alinhado aos princípios estabelecidos pela Lei 8.080/1990, que organiza o SUS e define as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, além do funcionamento dos serviços correspondentes. O evento citado estava programado, não prejudicando de maneira alguma as consultas de acolhimento que foram realizadas no período da manhã. Lembrando que a Unidade Básica de Saúde é um local de atendimento com agendamento e não pronto atendimento.
Portanto, essas ações visam não apenas a melhoria dos indicadores de saúde, mas também o fortalecimento da cidadania e da qualidade de vida das populações atendidas.
A Estratégia de Saúde da Família, ao incorporar essas práticas, se torna um pilar fundamental para a efetivação dos princípios do SUS, promovendo saúde de forma equitativa e integral“.

NOTA DA SECRETARIA DE SAÚDE
“No dia 11/09/2024 as 13h30 estudantes do curso de medicina da UniFAJ realizam um bingo na ESF Vila Canesso em Pedreira. O Objetivo dessa ação foi de realizar um BINGO para que desenvolvêssemos ações de promoção e prevenção a saúde e recuperação de doenças da população da área de abrangência do território, lembrando que promover a saúde eleva os níveis de conscientização, prevenindo o surgimento de doenças individuais e coletivas, assim como, aproximação da população e unidade de saúde da Família: Quando os acessos aos serviços de saúde são facilitados, a aderência aos programas públicos é muito maior.
Os estudantes durante a visita domiciliar e contato na unidade de saúde se apropriam das condições do território e do perfil epidemiológico da população é possível realizar ações voltadas para as necessidades da população. Outra vantagem é a criação de vínculo, aproximando a população a equipe de saúde da família e os estudantes de medicina da FAJ, proporcionando uma maior adesão ao tratamento e cuidados nas ações da unidade de saúde da Família.
Importante salientar que a estratégia da saúde da família, é uma política pública adotada pelo Ministério da Saúde como prioritária, oferecendo um cuidado contínuo à saúde e ampliando a resolutividade e o impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades.
A promoção da saúde coletiva é resultado de um pensamento sistêmico relacionado à saúde da população no geral. A partir disso, é realizado um estudo que investiga as necessidades de saúde mais comuns e realiza a definição de ações.
E foi a partir das visitas domiciliares e a dessa análise realizada, que essa ação de atenção à saúde coletiva. Os estudantes de medicina, detectaram solidão, tristeza e elevado consumo de medicamentos para depressão nos idosos na região da UBS.
Isso chamou atenção dos estudantes que pensaram em realizar uma orientação educacional como parte das atividades interativas com a população, trazendo aspectos de promoção e prevenção à saúde de forma leve e lúdica com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população, orientar o uso correto de medicamentos, exercícios físicos e a importância da socialização, priorizando a dimensão biopsicossocial, dessa forma, contribuindo para que a população daquele território permaneça saudável, acolhida, vinculada à equipe de saúde e proporcionando bem-estar dos cidadãos.
E assim, pensaram e realizaram um BINGO, onde essas pessoas, na maioria idosos compareceram para participar da atividade. Inicialmente pensou-se em realizar em um salão da Igreja, próxima da unidade, porém, isso não foi possível e para que a ação acontecesse transferiu-se para a unidade de saúde.
Concluímos, dizendo que com certeza essa ação coletiva realizada na UBS Vila Canesso, atingiu seu objetivo, contribuindo para promoção a saúde e prevenção de doenças e recuperação de agravos na população, trazendo muitos benefícios, demonstrado pela população presente, considerando que as atividades lúdicas permitem aos idosos estimularem suas funções motora, percepções, memória, criatividade, além de proporcionar momentos de descontração e alegria. Além disso, por ser considerado uma forma de aplicação de cuidados contínuos, visando, por meio da dinâmica, a redução dos diversos efeitos advindos da senilidade nos pacientes, que afeta, principalmente, a capacidade cognitiva dos indivíduos acometidos.
Assim como, os estudantes de medicina praticarem um cuidado integral com foco na saúde da população e não somente na doença“.







