Lembra do Black? Um labrador macho preto do Canil da Guarda Municipal que teve o nome escolhido pela população em uma enquete na rede social no começo deste ano? Ele cresceu e já está com 1 ano e dois meses e cheio de energia. O recruta de quatro patas da GM está cada dia mais esperto e continua firme e forte nos seus treinamentos.
O seu condutor, o GM Gilmar Freire, avalia que a evolução do cão tem sido acima das expectativas. “Ele está indo muito bem, melhor do que esperávamos quando chegou. É um cão que aprende com muita facilidade qualquer exercício proposto”, destaca.
Truques
Mesmo jovem, Black avançou bastante no treinamento de obediência e já tem participado de eventos de showdog, onde os cães policiais se apresentam para mostrar truques e interagir com o público. Atualmente, ele executa comandos como andar junto sem guia, girar, passar entre as pernas, cumprimentar, dar a pata, saltar sobre a perna e até fazer “oração”, além de outros exercícios que ainda estão em fase de aprendizado.
No treinamento específico para o faro, Black iniciou as atividades logo ao chegar ao Canil.
Hoje, já se encontra em uma fase avançada de detecção de entorpecentes, realizando exercícios de indicação de cheiro de drogas em meio a um painel de tijolos. “O Black tem aptidão para faro, assim como interage bem com o público”, explica o treinador.
Rotina
A rotina diária inclui de duas a três sessões de treino, somando cerca de uma hora por dia, intercaladas com momentos de liberdade supervisionada para gastar energia e períodos de descanso.
No dia a dia, Black é descrito como um cão extremamente ativo. “Ele é muito agitado e tem muita energia, então precisamos sempre buscar formas de usar isso a nosso favor durante os treinamentos”, conta Gilmar.

Embora ainda não esteja nas ruas em operações reais, Black já passeia por diversos ambientes para se acostumar com o futuro trabalho, onde o condutor desenvolve treinos simples conforme o local.
Entre os pontos que mais chamam atenção em seu desenvolvimento estão a rapidez no aprendizado e o perfil comportamental. “Ele precisa de menos repetições do que a maioria para aprender um exercício. Além disso, é destemido e curioso, características fundamentais para um cão policial”, ressalta.
A adaptação com os outros cães do Canil também foi tranquila. Dócil e com pouca dominância, Black demonstra facilidade no convívio e interesse principalmente em brincar.
Além do caçula Black, o Canil da GM conta com mais nove cachorros. Integram a equipe canina: Flecha, Cheddar, Hunter, Swat, Joe, Tupã (todos eles machos, da raça pastor belga de malinois), a fêmea Jin e o macho Khorus (pastores alemães) e o beagle Bart.







