A Associação Bolsa de Valores Humanos, em alusão ao Setembro Amarelo, mês de conscientização e prevenção do suicídio, realizará palestra com o psicólogo Luiz Augusto de Araújo que trará como tema a “Saúde Mental de crianças e adolescentes que vivem em serviços de acolhimento”.
O especialista em Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia, Avaliação Psicológica, Transtorno do Espectro Autista e Gestão de Pessoas, com formação em Neurofeedback, com 14 anos de experiência clínica e institucional, atuando como psicólogo técnico no abrigo Cidade dos Meninos, assistente de coordenação das Casas Lares, no Centro de Ressocialização de Sumaré, vai tratar das particularidades que vão além das questões que envolvem a idade e cada fase da vida desse público em acolhimento por determinação judicial, em decorrência de abandono, negligência, violência ou impossibilidade de cuidado pela família.
O evento será nesta segunda-feira (22), às 19h, no Auditório do Ceprocamp, no Centro de Campinas. A entrada é gratuita.

A presidente voluntária da BVH, Mirna Abreu, afirma que o intuito é dar visibilidade aos aspectos emocionais de crianças e adolescentes em situação de acolhimento, que muitas vezes são invisíveis para a sociedade.
“Quando a gente pensa no desenvolvimento integral dessa criança que pelos mais diversos motivos foi retirada de sua casa, que até então era a referência que conhecia, precisamos lembrar que há uma questão emocional importante a ser cuidada também”, enfatiza .
Em maio deste ano, Campinas contava com 384 crianças e adolescentes acolhidos, sendo 22,6% adolescentes com idade entre 15 e 18 anos, enquanto apenas 13,5% eram crianças de 0 a 3 anos.
No Brasil, em 2024, de acordo com dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) havia 33.436 crianças e adolescentes em serviços de acolhimento.
Os serviços de acolhimento são casas de passagem, abrigos, casas-lares e lares temporários e famílias acolhedoras que funcionam como espaços acolhedores com objetivo de assegurar o bem-estar, a proteção da criança e adolescente até a reintegração à família de origem ou a uma família substituta, ou na construção da autonomia para a vida adulta.
A Associação Bolsa de Valores Humanos (BVH) tem o objetivo de promover o desenvolvimento integral dessas crianças e jovens, oferecendo apoio em áreas como educação, saúde, esporte, lazer e profissionalização, buscando criar oportunidades reais para o seu protagonismo.
A organização busca dar visibilidade ao público em situação de acolhimento, que muitas vezes é invisível para a sociedade, combatendo a insuficiência de investimento.
📅 Data: 22/09 – Segunda-feira
⏰ Horário: 19h
📍 Local: Auditório do Ceprocamp – Av. 20 de Novembro, 145 – Centro, Campinas – SP
✅ ENTRADA GRATUITA
Mais informações:
Instagram – @bvhumanos
www.bolsadevaloreshumanos.org.br
Contato: (19) 99265.3451