O Bosque dos Jequitibás, em Campinas, recebe neste sábado (20) mais uma edição do Bosque Interativo, evento mensal voltado à educação ambiental. Nesta edição, o destaque será a comemoração do aniversário de 19 anos do hipopótamo Dinho, um dos animais mais queridos do espaço.
A programação do Bosque Interativo acontece das 9h às 15h, na Praça do Chafariz, dentro do parque. O ponto alto será às 10h30, no recinto do hipopótamo, quando Dinho receberá um “bolo” especial de frutas congeladas, preparado pela equipe do Bosque. A intenção é cantar parabéns para o animal. A visitação é gratuita e não exige inscrição prévia.
“O objetivo do Bosque Interativo é conscientizar o público sobre a importância da preservação da fauna e destacar o papel de cada um na qualidade de vida dos animais e na proteção do meio ambiente. É um momento de aprendizado, troca de experiências e conexão com a natureza”, explica a chefe do Bosque, Débora Meca.
Aniversário do hipopótamo Dinho
Com 19 anos, Dinho é uma das principais atrações do Bosque. Para marcar a data, a equipe convida o público a participar do momento festivo e cantar parabéns junto ao animal. A veterinária do Bosque, Gabriela Figueiredo, conta que um hipopótamo vive em torno de 40 anos na natureza e pode chegar a mais em cativeiro.
Gabriela e Débora fizeram um teste com o “bolo de frutas especial” para o Dinho. “Preparamos um bolo apenas com as frutas preferidas dele. Incluímos partes congeladas e fizemos decoração com outras e mais o que a criatividade permitir”, comenta a veterinária.
Dinho nasceu em 20 de setembro de 2006, no Zoológico de Americana. O animal veio para Campinas em 3 setembro de 2008. Recentemente, Dinho ganhou destaque nacional ao passar por um procedimento odontológico, no dia 14 de julho, para o tratamento de canal de dois dentes incisivos. O procedimento, que é raro para a espécie, foi um sucesso e Dinho agora se alimenta bem e está feliz, sem dor de dente.
Atividades do Bosque Interativo
O Bosque Interativo vai acontecer das 9h às 16h, na Praça do Chafariz, dentro do Bosque. A ação é uma atividade ambiental que agrada a visitantes de todas as idades porque oferece a oportunidade de saber mais sobre os animais silvestres do parque com orientação de profissionais das áreas de veterinária e biologia.
Veja a lista das atividades que o visitante poderá fazer:
⇒ Animais invertebrados vivos do Museu: baratas gigantes, besouros e aranhas caranguejeiras.
⇒ Animais vivos do zoológico do Bosque: alguns animais em tratamento e/ou mantidos pela equipe. O objetivo é mostrar e explicar sobre situações de tráfico de animais, maus-tratos, tratamentos e outras questões relacionadas aos animais.
⇒ Exposição “Fauna Sinantrópica e Animais de importância em Saúde”: animais sinantrópicos são os que se adaptam ao convívio com seres humanos, como morcegos, serpentes, aranhas, carrapatos e outros de importância em saúde.
⇒ “Projeto Urso na Escola”: animais microscópicos para ver em lupas e microscópios.
⇒ Laboratório de Ecologia e Sistemática de Borboletas da Unicamp: apresentará o projeto Borboletas na Praça, com materiais de divulgação científica.
⇒ Árvores icônicas do Bosque: em homenagem à Semana da Árvore, de 15 e 21 de setembro, a equipe do MHN explicará ao público sobre as espécies de árvores nativas da Mata Atlântica que existem no Bosque. Os visitantes também poderão conhecer essas espécies.
⇒ Jogo de cartas: em comemoração ao evento da Primavera de Museus, que este ano tem como tema “Museus e Mudanças Climáticas”, a equipe do Museu desenvolverá um jogo de cartas para estimular o público a refletir sobre os efeitos das mudanças climáticas.
O Bosque Interativo é organizado, geralmente todo último sábado do mês, pela equipe do Museu de História Natural e do zoológico do Bosque, com a participação da Unidade de Vigilância de Zoonoses e outras instituições, como a Unicamp. O objetivo é aproximar o trabalho das equipes do público visitante do parque.
Bosque dos Jequitibás
O Bosque dos Jequitibás é uma das mais antigas áreas verdes de lazer de Campinas. Foi criado em 1884, por Francisco Bueno de Miranda, e adquirido pelo município em 1915. Tem mais de 100 mil metros quadrados, repleto de verde. Tem cerca de 200 animais, entre mamíferos, aves e répteis. Alguns animais circulam livremente pelo parque, como as cutias, tatus, saguis e preguiças.
Há um complexo de museus, composto pelo Museu de História Natural, pela Casa dos Animais Interessantes e pelo Aquário Municipal; o Teatro infantil Carlito Maia; e outros espaços como parquinho infantil, loja de lembranças e lanchonetes diversas.
O Bosque dos Jequitibás fica na Rua Coronel Quirino, 2, Bosque. Funciona de terça-feira a domingo, das 6h às 18h. A entrada é gratuita.







