O Brasileirão chegou ao fim neste domingo com todos os dez jogos da 38ª rodada, incluindo os quatro paulistas. Destaque para o Red Bull Bragantino, que goleou o Criciúma e garantiu sua permanência na elite nacional.
O Corinthians finalizou sua campanha de recuperação vencendo a nona partida seguida no Brasileirão. O Palmeiras foi vice-campeão e disputará a Libertadores, assim como São Paulo.
O Botafogo foi campeão com 79 pontos.
Na parte de baixo, o Athletico foi o último rebaixado, se juntando a Criciúma, Cuiabá e Atlético-GO. Além do Red Bull Bragantino, Atlético-MG e Fluminense se livraram da queda.
As partidas
Por conta do confronto direto entre Atlético-MG e Athletico-PR, o Red Bull Bragantino dependia apenas de si para permanecer na elite. Jogando em casa, no Nabi Abi Chedid, venceu o Criciúma com autoridade ao fazer 5 a 1, com gols de Juninho Capixaba, Vinicinho, Eduardo Sasha, Henry Mosquera e John John.
Com isso, o Bragantino terminou em 16º lugar com 44 pontos, garantindo ao futebol paulista a presença de seis clubes na elite nacional em 2025
Já o Palmeiras acabou derrotado pelo Fluminense por 1 a 0 no Allianz Parque. Assim, terminou em segundo com 73, seis a menos do que o Botafogo, que chegou aos 79 porque venceu o São Paulo por 2 a 1 no Nilton Santos. O São Paulo, que já estava garantido na Libertadores, terminou em sexto lugar com 59 pontos.
Por fim, o Corinthians, outro que já estava garantido na Libertadores, venceu o Grêmio por 3 a 0 em Porto Alegre, com gols de Yuri Alberto, Charles e Memphis Depay.
O time paulista terminou em sétimo lugar com 56 pontos e igualou o recorde de vitórias consecutivas nos pontos corridos após a nona seguida.

Confira os resultados desta rodada:
Juventude 0 x 1 Cruzeiro
Grêmio 0 x 3 Corinthians
Atlético-MG 1 x 0 Athletico
Bahia 2 x 0 Atlético-GO
Flamengo 2 x 2 Vitória
Botafogo 2 x 1 São Paulo
Palmeiras 0 x 1 Fluminense
Red Bull Bragantino 5 x 1 Criciúma
Fortaleza 3 x 0 Internacional
Cuiabá 1 x 2 Vasco

O campeão brasileiro
O Glorioso conquistou neste domingo (8) o seu terceiro título do Campeonato Brasileiro. A vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo, no Nilton Santos, levou o Botafogo a comemorar mais um troféu. Savarino e Gregore fizeram os gols do time, William Gomes descontou. O título deixou em euforia mais de 41 mil torcedores presentes ao estádio.
O Botafogo entrou em campo com 76 pontos e podia até empatar para ser campeão. Se perdesse, ainda ganharia o título caso o Palmeiras não vencesse o Fluminense no Allianz Parque, o que de fato ocorreu. Mas o Botafogo não quis dar margem para combinações.
Tratou de se impor contra uma equipe alternativa do São Paulo e abriu o placar, com Savarino, aos 36 minutos, num lance rápido, após passe perfeito de Igor Jesus.
A partir daí, o domínio foi total e a equipe esteve por ampliar com Luiz Henrique, Alex Telles e Savarino. Depois de tantos gols desperdiçados, num cochilo da zaga carioca, William Gomes empatou, aos 17 minutos do segundo tempo. Mas, nos acréscimos, aos 46, Gregore aproveitou saída de bola equivocada do São Paulo e fez o gol da vitória.
Agora o Botafogo tem três títulos do Brasileiro – venceu também em 1968 e 1995. Sua campanha em 2024 foi marcada pelo equilíbrio. Conseguiu formar uma equipe forte na defesa, no meio e no ataque e muito bem comandada por Artur Jorge.











