PUBLICIDADE
28 de novembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias Corporativas

Bots escritores antecipam o futuro da produção de conteúdo

DINO Por DINO
14 de dezembro de 2022
em Notícias Corporativas
Tempo de leitura: 3 mins
A A
Bots escritores antecipam o futuro da produção de conteúdo

A inteligência artificial (IA) chegou na área de produção de conteúdo. Desenvolvida para gerar textos para redes sociais, peças de marketing, artigos e demais formatos de textos, a tecnologia é voltada para empreendedores que hoje encontram na redação um gargalo de operação.  

A solução, que combina linguística computacional com algoritmos de IA para criar textos em poucos segundos, vem sendo aperfeiçoada ao longo dos anos e é realidade na estratégia de comunicação de empresas no exterior. Em 2018, a Associated Press (AP) anunciou que passaria a utilizar um gerador de conteúdos para automatizar publicações sobre as prévias dos jogos da Divisão I da NCAA Basketball Championship, liga universitária dos Estados Unidos.

O uso por pessoas físicas com a finalidade de compartilhar conteúdos também não é novidade. Sverker Johansson, autor de 10% dos mais de 60 milhões de artigos publicados na plataforma Wikipédia, alcançou a incrível marca após desenvolver, há quase 10 anos, um bot que o ajudou a ser um dos editores mais atuantes na enciclopédia colaborativa.

“Esta tecnologia pode ser aplicada por empresas e pessoas que por falta de tempo ou pouca familiaridade com a escrita têm dificuldade para criar conteúdos do zero. A ideia é que a inteligência artificial desenvolva textos de boa qualidade em segundos a partir de instruções passadas pelo usuário”, explica Rodrigo Gimenes, especialista em desenvolvimento de plataformas de inteligência de dados e produtos digitais.

41% das empresas brasileiras já utilizam inteligência artificial

Em outubro, a IBM divulgou uma pesquisa que revelou que 41% das empresas brasileiras utilizam inteligência artificial em suas operações diárias. “A aceleração digital provocada pela pandemia de Covid-19 e o aumento do volume de dados que circulam na internet elevaram a competitividade na hora de conquistar o cliente. Para lidar com essa realidade, a inteligência artificial surge como um dos principais diferenciais do mercado”, pontua Breno Berman, especialista em inteligência de negócios para e-commerce.

Rodrigo Gimenes destaca que a produção de conteúdo é, atualmente, uma das estratégias mais fortes do marketing digital. “Criar conteúdos para fortalecer o relacionamento com o público deixou de ser um complemento para se tornar uma estratégia obrigatória para quem busca ampliar o engajamento com o público. Neste cenário, a constância de publicações é um ponto chave, porém, inalcançável para quem não tem um time de redatores à disposição, e a IA se apresenta como alternativa”.

Manoela Hoffmann, especialista em gestão de marcas, destaca a importância da produção de conteúdo como estratégia de comunicação para empresas. “Não existe produto ou serviço que não precise de comunicação para se manter vivo. Dar voz a uma marca é torná-la viva, expressiva e interativa, tudo que o mundo conectado, transformador e humano exige dos negócios do futuro”.

Inteligência artificial desenvolve textos personalizados

A dificuldade para escrever é um problema comum ao público que adota a tecnologia de inteligência artificial para desenvolver textos personalizados de acordo com a finalidade do usuário. “Hoje, a tecnologia está mais sofisticada e assertiva na composição de textos, que podem ser usados na íntegra ou passar por uma revisão para inclusão de informações ou adequação de estilo que o autor julgar necessário”, orienta Rodrigo Gimenes.

Gimenes destaca também a rapidez com a qual a IA entrega conteúdos originais. “As pessoas estão cada vez mais conectadas e anseiam por um volume de conteúdos inéditos que nem sempre a mão de obra humana consegue acompanhar. O tempo de produção de um artigo para blog, por exemplo, cai de 1 dia útil para menos de 10 segundos”.

No Brasil, as plataformas de IA voltadas para produção de conteúdo, chamadas de plataformas de copy, são recentes e estão ganhando força à medida que a demanda pelo serviço aumenta. “O mercado nacional está sendo observado para inputs de melhorias não só nos algoritmos, mas também na entrega e usabilidade. Quanto mais fácil e personalizada for a experiência para cada grupo de usuários, mais economia de tempo e de recursos serão gerados”, conclui o especialista.

Tags: botsescritoresHora Campinasprodução de conteúdo
CompartilheCompartilheEnviar
DINO

DINO

Notícias Relacionadas

Seguros de linhas financeiras crescem 19,24% em 2022
Notícias Corporativas

Seguros de linhas financeiras crescem 19,24% em 2022

Por DINO
3 de abril de 2023

...

Demanda por impressoras multifuncionais tem crescido nos últimos anos
Notícias Corporativas

Demanda por impressoras multifuncionais tem crescido nos últimos anos

Por DINO
3 de abril de 2023

...

Smart hospitals aceleram a cura de pacientes no Brasil

Smart hospitals aceleram a cura de pacientes no Brasil

3 de abril de 2023

Bain Capital adquire Evident: parceria irá acelerar o crescimento e a inovação futuros

3 de abril de 2023

Wärtsilä assina contrato de longo prazo de Operações e Manutenção com a concessionária brasileira Rio Amazonas Energia

2 de abril de 2023

FreeCô investe na maior campanha da sua história

1 de abril de 2023
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Operação contra uma das maiores fraudes fiscais do país tem alvos na RMC

    Operação contra uma das maiores fraudes fiscais do país tem alvos na RMC

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Coleta de lixo será antecipada em 1 hora a partir de segunda-feira em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Polícia Civil fecha fábrica de doces que tinha fezes e urina de ratos em meio a produção

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Ponte Preta conhece grupo e local da Copinha 2026

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher morre após colisão e atropelamento na Dom Pedro I, em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.