A nova decoração do calçadão da rua 13 de Maio está instalada e pode ser conferida por quem passa pela região central de Campinas. Os sombrites, telas de cor azul e com desenhos de andorinha, substituíram a antiga decoração de guarda-chuvas.
A instalação das 61 telas em seis quadras da rua terminou na última sexta-feira (27). A iniciativa é da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), com investimento de cerca de R$ 220 mil de patrocinadores.
Os sombrites são feitos de polietileno, têm trama fechada e proteção contra raios ultravioleta. A instalação foi feita em seis quarteirões, a partir do trecho atrás da Catedral até próximo à Estação Cultura. Foi usada a mesma estrutura de treliça de seis metros de altura instalada pela empresa Patriani em 2022, para abrigar os guarda-chuvas, quando foi feito o projeto de requalificação para o calçadão.
“Pelos relatos que temos recebido, pudemos confirmar que a instalação da cobertura agradou a população. Temos recebido muitos elogios e agradecimentos tanto dos transeuntes quanto de quem tem comércio na 13 de Maio. Com as altas temperaturas que está fazendo, a cobertura torna a caminhada pelo calçadão mais confortável. Além disso, a cor azul e os desenhos de andorinhas que remetem à história de Campinas como ‘terra das andorinhas’ modernizaram a 13 de Maio”, diz a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, também presidente da Acic.
Conforme a Prefeitura, a decoração não teve custo para a administração municipal, que recebeu o projeto da Acic e agora ficará responsável pela manutenção das telas. A proposta foi feita pelo Movimento Avança Campinas e adaptada pela Acic.
O comerciante Antonio Donizeti da Silva tem uma ótica na região da 13 de Maio e aprovou o projeto. Segundo ele, a ideia foi muito boa porque embeleza o Centro da cidade e ajuda a proteger contra o calor. “O Centro precisa de ideias criativas como essa para atrair mais pessoas. Os comentários que tenho ouvido tanto de comerciantes quanto de funcionários são bastante positivos. Tivemos a instalação dos bancos e, agora, dessa nova cobertura que exige manutenção mais lenta que o sistema anterior. Melhora a paisagem e a apresentação do Centro. É uma cobertura que protege e ao mesmo tempo deixa o ar circular porque as laterais são abertas. Outro ponto é que a estrutura na qual está instalada poderá ser usada por muito tempo e de maneira a ser sempre atualizada”, destaca.
“Essa ação colabora com o projeto Nosso Centro de revitalização da área central da cidade. É uma renovação e ao mesmo tempo a continuidade da proposta de decorar a rua 13 de Maio, deixando o calçadão mais confortável e bonito, um atrativo a mais para que as pessoas façam suas compras no Centro da cidade. E, além da troca da decoração e manutenção do sombreamento, os bancos, pufs e lixeiras que foram instalados garantem um espaço agradável de convivência”, afirma a secretária municipal de Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho.
Decoração reforçada e com proteção ultravioleta
Os sombrites foram costurados e os desenhos de andorinha estampados em silkscreen, técnica de estamparia em que a impressão é realizada com tinta à base de estêncil. O material foi produzido com reforço nos quatro cantos com um suporte que “abraça” a estrutura existente com chapa galvanizada. O objetivo é não soltar mesmo em ventanias.
A nova decoração é uma tela de sombreador personalizada com desenhos de andorinhas feito com silk screen. A tela é feita de polietileno de alta densidade com 220 gramas. O material bloqueia 90% dos raios ultravioleta e reduz em 50% a temperatura do ambiente. O serviço tem garantia por um ano contra defeito de fabricação. São 61 peças de 6,05 metros por 6,12 metros, totalizando 2.258 metros quadrados.
De acordo com o proprietário da Imperium Cobertura, Ygor Mendonça Rodrigues, responsável pela instalação, as equipes da empresa trabalharam com cuidado e ao mesmo tempo agilidade para poder entregar a cobertura em tempo recorde para a cidade.
“Conseguimos finalizar a instalação uma semana antes do previsto para que as pessoas pudessem aproveitar o quanto antes a sombra proporcionada por essa cobertura. Logo, terá o Dia das Crianças, por exemplo, e quem for fazer compras no Centro já vai poder ter esse conforto, além disso, sabemos que a rua 13 de Maio é caminho para muita gente que mora e trabalha no Centro e que agora também vai poder curtir a novidade”, avalia.
Ratificado pela diretoria da Acic e pela empresa de Serviços Técnicos Gerais (Setec), autarquia que cuida do solo público em Campinas, o projeto também foi apresentado ao Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc), que já havia aprovado previamente a instalação de decoração aérea na rua 13 de Maio.







