Em consequência do aumento de casos de Covid-19 na cidade neste início de 2022, a Câmara de Campinas abre o ano legislativo nesta quarta-feira (2), com restrições.
A primeira sessão do ano será por meio virtual, com votações de projetos, requerimentos e moções, sendo feitas pelo sistema de deliberação remota. A sessão será aberta às 9 horas.
“Em virtude da pandemia, não há condições de fazermos reuniões presenciais com a presença do público, então para preservar a saúde de todos elas continuarão sendo realizadas como anteriormente, por zoom e com transmissão ao vivo pela TV Câmara”, informou o presidente da Câmara, vereador José Carlos Silva (PSB).
O aumento de casos de infecção pela Covid-19 e nos registros de síndromes gripais, levou a presidência da Câmara a suspender o atendimento público presencial na Casa ainda no dia 12 de janeiro. Na oportunidade, Zé Carlos já havia antecipado que iria iniciar o ano legislativo com as sessões on-line.
Esse tipo de medida foi tomada no auge da pandemia. As restrições duraram praticamente todo o ano de 2020 e se prolongaram pelo primeiro semestre de 2021. As sessões com a presença dos vereadores e do público, só foram retomadas na Câmara em 9 de agosto do ano passado, depois de 1 ano e meio de sessões virtuais.
A sessão
Entre os projetos previstos para análise nesta primeira sessão do ano, está a proposta de Zé Carlos, que prorroga as datas de vencimento dos alvarás de funcionamento dos estabelecimentos afetados pela pandemia de Covid-19.
Outro projeto que está na ordem do dia propõe sanções administrativas aplicadas às pessoas flagradas em praças, parques, jardins, unidades de ensino, hospitais e postos de saúde, fazendo uso de drogas ilícitas, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar.
A matéria, de autoria do vereador Nelson Hossri (PSD), prevê aplicação de multa no valor de 100 Ufics (Unidades Fiscais de Campinas), o equivalente a R$ 420,84.
Veja a pauta completa da 1ª reunião do ano de 2022 Neste Link







