Uma Comissão Especial de Estudos (CEE) foi criada pela Câmara Municipal de Campinas visando à criação de um parque na região do estádio do Cerecamp (Mogiana). O objetivo é a revitalização do equipamento, que é tombado como patrimônio histórico desde 2019 e não foi arrematado em leilões realizados pelo governo do estado.
O grupo será presidido pelo vereador Gustavo Petta (PC do B), autor do requerimento para a criação da CEE, e terá como demais integrantes os parlamentares Luis Yabiku (Republicanos), Nick Schneider (PL), Wagner Romão (PT) e Permínio Monteiro (PSB).
“O governo estadual tentou recentemente, inclusive, leiloar a área e não houve interessados, porque ninguém quer comprar um estádio tombado pelo patrimônio. Por isso os poderes públicos municipal e estadual deveriam se unir para a revitalização da área e a criação de um parque. Nas grandes cidades do mundo esse movimento já vem sendo feito até com desapropriação, nesse caso não precisaríamos já que o equipamento é público. Em São Paulo tivemos casos assim para a construção do Parque Augusta e Parque Bixiga”, exemplifica.
Segundo Petta, de modo a avaliar a viabilidade da proposta, a CEE deverá propor debates e ouvir a prefeitura, governo estadual, moradores e comerciantes da área, além de entusiastas e apoiadores do estádio como patrimônio de Campinas.
“Estamos certos de que a criação desse parque valorizaria a região, além de garantir mais uma área de lazer para a população da cidade, mantendo o estádio do Mogiana como patrimônio”, conclui.