A Câmara Municipal de Campinas sedia nesta quinta-feira (10) a partir das 15h um ato contra os ataques do vereador Vinicius de Oliveira, o Vini (Cidadania), e do MBL (Movimento Brasil Livre) à Unicamp. O evento acontecerá no plenário da Casa Legislativa.
“A atividade é uma resposta aos ataques recentes direcionados à Universidade Estadual de Campinas, em especial ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e à sua comunidade acadêmica”, citam os organizadores, que tem à frente partidos de esquerda. A mesa contará com a presença da Reitoria da Unicamp, da Direção do IFCH e de representantes de entidades e movimentos sociais.
Os ataques ocorreram na mesma semana da realização da Virada Transcultural na Unicamp e da aprovação no Conselho Universitário da adoção das cotas para pessoas trans.
“Como parte da ofensiva, foram divulgados vídeos destruindo murais estudantis com figuras históricas dos movimentos negro e LGBTQIA+, além de proferidos insultos às culturas periféricas, discursos de ódio contra pessoas trans e não binárias, e violência política e de gênero”, relatam os apoiadores da iniciativa.











