A Câmara Municipal de Campinas vota na sessão desta quarta-feira (4) o parecer da Comissão Processante (CP) favorável ao arquivamento da denúncia de quebra de decoro parlamentar contra o vereador Otto Alejandro (PL).
Na mesma sessão, será votado o Projeto de Resolução nº 1/2026, de autoria da Corregedoria da Casa, que aplica a penalidade de suspensão temporária do exercício do mandato ao parlamentar.
A reunião está marcada para as 18h e terá transmissão pela TV Câmara Campinas e pelo canal da emissora no YouTube.
Otto esteve envolvido em denúncia de violência doméstica contra sua namorada após registro de Boletim de Ocorrência em novembro de 2025. O caso também foi alvo da Justiça, que decidiu pelo seu arquivamento a pedido do Ministério Público (MP). A mulher optou pelo não prosseguimento do processo, segundo o MP.
A Câmara formou uma CP para investigar o caso, mas em dezembro de 2025, dois dos três vereadores que integram o grupo votaram pelo fim da investigação. Agora, a Câmara definirá se a decisão será ou não aprovada, com ratificação da maioria simples dos vereadores presentes.
Por outro lado, a investigação da Corregedoria da Câmara concluiu pela penalidade de suspensão temporária do exercício do mandato por 45 dias a Otto. A proposta é resultado do Procedimento Correcional nº 01/2025, instaurado a partir de representação apresentada por seis vereadores, na qualidade de eleitores.
Decisão final
De acordo com o relatório final, a Corregedoria concluiu pela existência de infração ética de elevada gravidade. Logo, caracterizada por condutas públicas consideradas incompatíveis com os deveres previstos no Código de Ética Parlamentar. O parecer aponta violação a dispositivos que tratam, entre outros aspectos, do decoro parlamentar, da urbanidade, da boa-fé, do respeito à dignidade da função pública e da preservação da imagem institucional do Legislativo.
Além disso, o documento ressalta que o processo observou análise de documentos, registros audiovisuais e processos judiciais. A sanção proposta, segundo a Corregedoria, possui caráter ético-institucional, pedagógico e preventivo, voltado à proteção da credibilidade da Câmara perante à sociedade. Para que a suspensão seja aprovada, é necessário o voto favorável de dois terços vereadores presentes na sessão.
Antes do início do processo de votação do Projeto de Resolução, Otto e sua assessoria jurídica terão 15 minutos de fala para se defenderem na tribuna. O vereador tem afirmado que as acusações não procedem e ressalta que Justiça arquivou os processos dos quais ele é acusado.
Além da denúncia de violência doméstica, o vereador também esteve envolvido em casos relacionados a abuso de autoridade, ameaça, injúria e dano. Em um deles, Alejandro foi filmado ameaçando guardas municipais. Em outro, foi acusado de quebrar o vidro traseiro de um ônibus, além de ameaçar o motorista de morte. No entanto, os dois processos também foram arquivados pela Justiça.









