Campinas completou duas semanas com ocupação de UTI’s Covid-19 abaixo dos 80%. O município acompanha o restante do país, que pela primeira vez desde outubro de 2020 não possui nenhum estado com índice médio acima de 80%. Nesta quarta-feira (11), segundo boletim da Prefeitura, a ocupação das UTI’s está em 77,14%, com 72 leitos livres no total, entre as redes municipal, estadual e particular de saúde.
Com a melhora dos números da pandemia na cidade, vários leitos Covid voltaram a receber pacientes de outras doenças ou foram dirigidos às cirurgias eletivas. Campinas conta nesta quarta-feira (11) com 315 vagas de UTI exclusivas para pacientes com Covid-19 nas redes pública e particular de saúde. Para efeito de comparação, em 11 de junho, o município oferecia 434 leitos exclusivos para a Covid-19 e a taxa de ocupação era de 92,6%.
A situação atual apresenta indicativos de melhora, mas ainda é diferente, por exemplo, da de janeiro deste ano. No dia 6, eram apenas 226 leitos de UTI Covid, porém a taxa de ocupação chegava próxima aos 90%, indicando novo agravamento do quadro pandêmico em Campinas. Dois meses depois, o total de vagas tinha saltado para 327 e a taxa de ocupação, ultrapassado os 90%.
Segundo os pesquisadores responsáveis pelo Boletim Observatório Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o país vive o melhor momento para a ocupação de leitos desde que o indicador passou a ser monitorado pelo boletim, em julho do ano passado. Na análise desta semana, voltam a destacar que a vacinação tem feito grande diferença para a redução dos casos graves da doença.
No boletim divulgado, 21 estados e o Distrito Federal estão fora da zona de alerta, com taxas de ocupação para Covid-19 inferiores a 60%. Já na zona de alerta intermediário, entre 60% e 80% de ocupação, estão Goiás (78%), Mato Grosso (79%), Rio de Janeiro (67%), Rondônia (64%) e Roraima (70%). Entre as capitais, Goiânia (92%) e Rio de Janeiro (97%) estão com taxas de ocupação na zona de alerta crítico, situação que se mantém há semanas. Por outro lado, 19 capitais estão fora da zona de alerta.
Óbitos
Campinas confirmou 14 óbitos por Covid nas últimas 24 horas. Dez são do sexo masculino e três não apresentavam comorbidades. Onze das vítimas tinham mais de 60 anos de idades e as três mais jovens estavam na faixa dos 50 anos.
Com 256 confirmações da doença, Campinas totaliza 130.550 casos da doença desde o início da pandemia. O total de óbitos é 4.182.







