A Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Seclimas) de Campinas esteve presente nesta terça-feira (4), no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, no evento pré-COP “Cidades Verdes, Cidades Resilientes: A Infraestrutura Verde como Solução Urbana”, parte da programação do Summit Agenda SP+Verde. O encontro é promovido pelo governo de São Paulo, Prefeitura de São Paulo e Universidade de São Paulo (USP) e tem como objetivo promover um amplo debate sobre desenvolvimento sustentável e economia verde. A COP30 será realizada entre 10 e 21 de novembro, em Belém-PA.
O debate abordou os desafios e as oportunidades das cidades na adoção de modelos urbanos mais sustentáveis e resilientes frente à crise climática. Discutiu as exigências de novas estratégias de planejamento em razão do avanço da urbanização, com a infraestrutura verde como uma das principais soluções.
A proposta é transformar espaços urbanos em territórios mais sustentáveis, inclusivos e preparados para os desafios climáticos.
A diretora do Departamento de Mitigação e Adaptação Climática da Seclimas, Marcela Pupin, representou Campinas no painel. Na sua fala, ela apresentou projetos da prefeitura que integram soluções baseadas na natureza com infraestrutura urbana e uso social dos espaços, como a criação de parques lineares, corredores verdes e áreas permeáveis.
“Essas iniciativas fortalecem a resiliência da cidade frente às mudanças climáticas, ao mesmo tempo em que oferecem lazer, convivência e inclusão à população”, destacou Marcela.
A programação segue nesta quarta-feira (5), com a participação do prefeito Dário Saadi no painel “Territórios em Mudança: O Papel dos Municípios na Resiliência Climática”. O debate examina como as cidades podem se reinventar diante dos impactos climáticos, transformando vulnerabilidades em oportunidades.
Serão discutidos caminhos para fortalecer políticas locais, integrar comunidades e impulsionar soluções inovadoras em planejamento urbano, infraestrutura e gestão ambiental. O painel também abordará o desafio do financiamento e as parcerias estratégicas necessárias para promover cidades mais resilientes.
Ainda nesta quarta-feira, a assessora técnica da Seclimas, Ângela Cruz Guirao, será palestrante no Palco Inovação, com o tema “Como Utilizar Tecnologias para o Planejamento de Cidades Resilientes”.
O Summit Agenda SP+Verde é uma das principais plataformas brasileiras de diálogo e cooperação sobre sustentabilidade. O evento reúne público nacional e internacional, com o propósito de gerar conexões e ações concretas em temas como investimentos verdes, justiça climática, resiliência urbana, transição energética e economia circular, integrando a agenda preparatória da COP30.











