A Prefeitura de Campinas divulgou nesta terça-feira (30) o balanço do Refis 2025. Entre 10 de outubro e 22 de dezembro foram realizadas mais de 70,9 mil adesões, num total de R$ 678,8 milhões, entre negociações à vista e parcelamentos. Deste total, R$ 285,1 milhões já entraram nos cofres públicos.
Segundo a Secretaria de Finanças, este ainda não é o valor final do programa. Ainda há compensações bancárias sendo realizadas e cerca de 1,2 mil contribuintes que estavam enquadrados na exceção prevista na Lei e fizeram o agendamento dentro do prazo terão chance de negociar seus débitos com descontos até 12 de fevereiro.
Para o secretário de Finanças, Aurílio Caiado, os valores negociados e arrecadados estão dentro do esperado com o programa.
“Tivemos uma boa adesão e isso demonstra que o cidadão quer ficar em dia com seus impostos. Mas vale ressaltar que, pela experiência de programas anteriores, o valor que deve entrar nos caixas ficará abaixo do negociado e, além disso, as parcelas poderão ser pagas ao longo de cinco anos”, explica.
O gestor reforça, ainda, a importância dos impostos para a cidade. “O que nós arrecadamos com os impostos é investido na cidade. É com esses valores que conseguimos investir em saúde, educação, assistência, infraestrutura, folha de pagamento e políticas públicas voltadas para a população de modo geral”, destaca.
O Refis Campinas 2025 foi realizado entre 10 de outubro e 22 de dezembro. Os contribuintes puderam negociar suas dívidas de IPTU, ISS, ITBI e taxas com descontos de até 70% em juros e multas; já para as dívidas não tributárias (multas e autos de infração da Cofit, Procon e Vigilância Sanitária) o desconto chegou a 15% no valor total do débito.







