A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (6) a Operação Venalis com o objetivo de desarticular um grupo criminoso responsável pelo tráfico internacional de drogas e outros crimes conexos. Cinco mandados de prisão preventiva e 18 mandados de busca e apreensão estão em cumprimento no Mato Grosso, Distrito Federal, São Paulo, Goiás, Paraná, Ceará, Maranhão, Pernambuco e Paraíba.
Campinas e Cosmópolis foram alvos da operação. Em cada uma das cidades foi cumprido um mandado de busca e apreensão. Duas pistolas, dois fuzis e munições intactas foram apreendidas pelos agentes.
Bloqueios judiciais de contas bancárias pertencentes a alguns membros do grupo criminoso e de suas empresas foram determinados pelos agentes. Sigilos financeiros, bancários e fiscais também foram quebrados.
As investigações apontam que os suspeitos atuavam na empreitada criminosa de diversas formas, sendo laranjas, transportadores, intermediadores e traficantes responsáveis pela distribuição em suas regiões. O grupo utilizava o transporte pelo modal rodoviário, em carros de passeio, com a carga oriunda da Bolívia e Peru. A logística era especializada na entrega de entorpecentes partindo de Mato Grosso para outros estados da federação, como Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, além do nordeste brasileiro.
Cerca de 70 policiais federais participam da ação, que também conta com o apoio da Policia Militar de Mato Grosso (Força Tática de Cáceres).











