Referência econômica, tecnológica e científica, Campinas segue firme como polo político de relevância no xadrez eleitoral de 2022. No mês passado, sediou um encontro no Royal Palm Plaza para lançamento do livro dos 20 anos da Região Metropolitana de Campinas (RMC), encontro que serviu de palco para aliados do atual governador Rodrigo Garcia (PSDB), que disputará a sucessão de seu padrinho João Doria (PSDB).
Garcia, por enquanto, mantém distância dos líderes nas pesquisas eleitorais e corre para tornar seu nome mais conhecido das camadas populares.
Nesta semana, ele volta à cidade para agenda administrativa, segundo aviso de pauta do Palácio dos Bandeirantes. Em Campinas, Rodrigo Garcia protagonizará uma iniciativa chamada de Governo Na Área nesta segunda-feira (18). De acordo com comunicado oficial, a agenda “visa intensificar relações institucionais entre autoridades do governo do Estado, prefeituras e câmaras municipais, além de ampliar a transparência das ações governamentais à população”.
A ação, porém, abre espaço para reforçar a caminhada de Garcia no fortalecimento de seu elo com prefeitos e agentes públicos, visando cacifar-se como candidato viável em outubro.
Pela agenda do governador, ele “coordena reunião com os secretários estaduais e convidados de Campinas e região” às 8h30. Depois, atende a imprensa.
Na sequência, “em plenária com as autoridades, Rodrigo assina autorizações de convênios do Trem Intercidades com as prefeituras de Campinas, Francisco Morato, Franco da Rocha, Louveira, Várzea Paulista e Vinhedo”, segundo a pauta oficial.
O cronograma prevê a entrega de mais 300 novos veículos e maquinários da ferramenta Nova Frota SP Não Para, uma unidade do Programa Creche Escola, seis novos postos do Poupatempo e títulos do Programa Cidade Legal, além de confirmar novos investimentos estaduais para a região.
Rodrigo ainda fará visitas ao Centro de Convivência Cultural de Campinas, às 12h30, Novo Poupatempo de Campinas, às 15h20, e à sede da empresa BYD Brasil, às 16h15.

Tarcísio de Freitas
O pré-candidato do Republicanos, Tarcísio de Freitas, considerado estrela da companhia entre os ministros do presidente Jair Bolsonaro (PL), mantém em Campinas uma espécie de QG político. Entre os seus apoiadores estão intelectuais, militares e empresários. Já houve reunião na cidade para discutir estratégias de campanha.
Assim como Rodrigo Garcia, Freitas precisa mostrar-se viável eleitoralmente. A tendência é que cresça à medida que se aproxime as eleições e comece a campanha na TV e no rádio, já que se beneficiará fortemente do apoio de Bolsonaro.
A própria polarização política nacional tende a içar Freitas no xadrez paulista. Teoricamente, ele disputará o espaço da centro-direita, em rota de colisão provável com Garcia.

Encontro regional do Republicanos em Campinas
No próximo sábado, dia 23 de abril, será a vez dos políticos do partido Republicanos fincarem trincheira em Campinas. A legenda promove na cidade um encontro regional. Posts nas redes sociais confirmam a presença de Tarcísio Freitas no evento, assim como nomes importantes, entre eles, os deputados federais Roberto Alves e Marcos Pereira, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, o vereador Higor Diego e o presidente estadual do partido, Sergio Fontellas.
A conferir de que forma o Dário vai se envolver na campanha de Freitas, uma vez que o prefeito já externou publicamente suas críticas a Bolsonaro, sobretudo por conta da condução errática da pandemia. Dário Saadi é médico e tem forte discurso contra os negacionistas.

MDB se movimenta
Presidente da RMC e prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis terá papel importante nas eleições de outubro. Ele acaba de ser escolhido pelo presidente estadual da legenda, Baleia Rossi, como coordenador das campanhas do MDB ao Executivo Estadual e Nacional e também para a Assembleia Legislativa de São Paulo e à Câmara dos Deputados em Brasília.
“É com imensa honra e muito orgulho que agradeço ao presidente nacional do MDB, o deputado Baleia Rossi. Este é mais um grande desafio da minha trajetória pública que irei me dedicar para que seja cumprido com bastante êxito”, reagiu Reis.
Gustavo Reis era cotado para ser vice de Rodrigo Garcia na chapa ao Palácio dos Bandeirantes, mas nas articulações, o prefeito segue em Jaguariúna, mantém sua liderança regional na RMC e assume papel estadual na campanha.







