Mais uma vez, a Região Metropolitana de Campinas (RMC) pode sofrer um evento climático extremo nesta semana. A previsão é de temporais, segundo a Defesa Civil e a meteorologia. Em razão da formação de um ciclone no Sul do País, nesta terça-feira (9) são esperadas chuvas fortes em todo o Estado de São Paulo, com acumulados elevados, principalmente nas regionais que fazem divisa com o Paraná, além da região central e da faixa leste do Estado, o que inclui Campinas.
Na quarta-feira (10), o destaque será a ocorrência de fortes rajadas de vento, sobretudo na faixa leste, com valores que podem superar os 90 km/h.
Na quinta-feira (11), com o afastamento do sistema, o risco para temporais diminui significativamente, permanecendo apenas a possibilidade de rajadas de vento isoladas nas regiões de Campinas, Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista e Vale do Paraíba.
De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), nebulosidade variada e temperaturas altas estão previstas para o início desta semana na RMC.
As temperaturas máximas devem ficar próximas a 30⁰C nesta segunda-feira (8). Há previsão de chuva iniciando no período da tarde com possibilidade de tempestade e descargas elétricas.
Nos próximos dois dias (terça e quarta), o tempo deve se manter instável e há previsão de chuva para este período. Na terça-feira há previsão de chuva para todo o dia, que pode ser acompanhada de tempestade, rajadas de vento e descargas elétricas. As temperaturas não devem ultrapassar 22⁰C.
Na quarta-feira (10) o tempo deve permanecer instável, porém a chuva deve concentrar-se nas primeiras horas do dia e pela manhã, ainda com possibilidade de tempestade. A previsão é de temperaturas máximas próximas a 25⁰C. Durante este período os ventos se intensificam e podem ser registrados próximos a 40km/h.







