A Secretaria de Saúde de Campinas realiza neste sábado (2) uma ação especial de testagem rápida para hepatites virais B e C no encerramento da programação do Julho Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção e tratamento destas doenças. Elas podem causar alterações leves, moderadas ou graves no fígado.
O Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/aids e Hepatites Virais terá funcionamento extra nesta data, das 8h às 13h, para receber a população e realizar as avaliações. A unidade fica na Rua Regente Feijó, 637, no Centro.
“Esta é uma ação extremamente relevante para reforçar a importância da conscientização sobre as hepatites virais. Além de testes rápidos para as hepatites B e C haverá aconselhamento sobre a hepatite A”, destacou o médico Josué Lima, coordenador do Programa Municipal de IST, HIV/aids e Hepatites
Confira os casos em Campinas
2023
Hepatite A – 127
Hepatite B – 69
Hepatite C – 168
2024
Hepatite A – 119
Hepatite B – 62
Hepatite C – 105
2025 (até 31/7)
Hepatite A – 45
Hepatite B – 28
Hepatite C – 66
“As hepatites têm tido números de notificações estáveis. Queremos continuar trabalhando o tema para evitar a subnotificação e levar informação às pessoas”, ressaltou Lima.
Detalhes sobre as doenças, como formas de transmissão e prevenção, estão disponíveis neste link.
Próximos passos
Quem tiver interesse no teste rápido para as hepatites B e C deve comparecer ao local e apresentar documento de identidade com foto. Quem for diagnosticado com hepatite pode realizar tratamento e acompanhamento ambulatorial com médicos especialistas da unidade.
SERVIÇO
O Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/aids e Hepatites Virais funciona de segunda a sexta, das 7h às 20h. O serviço no local é interrompido somente das 14h às 15h de quinta, quando há limpeza do pátio e reunião de equipe.











