A Secretaria de Saúde de Campinas realiza neste domingo de Dia das Crianças (12) atividades especiais da Campanha de Multivacinação 2025 no Parque Ecológico Monsenhor José Salim, na Vila Brandina, e no kartódromo da Lagoa do Taquaral.
O objetivo é ampliar a cobertura vacinal para crianças e adolescentes de 0 a 14 anos e nesta estratégia também serão aplicadas doses contra o HPV para o público de 15 a 19 anos. A mobilização começou na segunda, 6, e vai até o fim deste mês.
Agendas
No Parque Ecológico Monsenhor José Salim, a vacinação ocorre das 9h às 11h perto, do estacionamento principal. O parque está localizado na rodovia Heitor Penteado, altura do km 3,2, Vila Brandina.
A Saúde terá no parque uma tenda para ação educativa sobre prevenção à febre maculosa e a Ceasa realizará orientações aos visitantes sobre o que é alimentação saudável.
O espaço contará ainda com uma programação que reúne aulas de ritmos, espaço para crianças e tenda de massagem abertas ao público promovida pelo Rotary Club de Campinas Andorinhas.
Já a caminhada “#Juntos contra pólio”, também organizada pela instituição, será realizada por pessoas inscritas no evento e o valor será revertido para projetos sobre o tema. Vale destacar que o período de inscrições já foi encerrado.
Kartódromo da Lagoa do Taquaral
A vacinação no espaço vai das 8h às 12h. O kartódromo fica na avenida Dr. Heitor Penteado, 1671, Parque Taquaral.
Doses disponíveis e orientações
Entre as vacinas que podem ser atualizadas estão as que protegem contra doenças como: sarampo, caxumba, rubéola, catapora, difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningites C e ACWY, pneumocócica, poliomielite, rotavírus, hepatite A, gripe e febre amarela.
Todas as doses estão disponíveis nos centros de saúde (CSs). Vale destacar, ainda, que as vacinas contra a dengue e tuberculose (BCG) são aplicadas apenas em unidades básicas.
Para receber imunizantes, a criança ou adolescente deve estar acompanhada dos pais/responsáveis ou levar autorização. Além disso, é necessário apresentar documento com foto e caderneta, se tiver.
A população de 0 a 14 anos em Campinas está estimada em 190.882. A meta é verificar a caderneta vacinal do público-alvo e, com isso, aplicar doses em falta ou atrasadas.
Já a ação para imunização contra o HPV, chamada de resgate, teve início em agosto e deve contemplar quase 30 mil jovens que perderam a oportunidade de se vacinar anteriormente.
A iniciativa é necessária uma vez que desde abril de 2024 o Ministério da Saúde orienta em nota técnica a aplicação de dose única do imunizante para as crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, além de oferta temporária para pessoas de 15 a 19 anos não vacinadas.







