Até o meio da tarde desta segunda-feira (26), 22 empresas haviam firmado acordo com a prefeitura de Campinas e deverão aplicar a vacina contra a Covid-19 em seus funcionários. Juntas, ela empregam cerca de 70 mil trabalhadores, mas o número a ser beneficiado pelo medida, nesta primeira fase do programa, é de aproximadamente 21,5 mil. Esse é o grupo com idade de 30 anos ou mais, e que está na faixa de idade atendida neste momento pelo Programa Nacional de Imunização.
Há outros 15 mil empresados dessas empresas que já receberam a primeira dose nos postos de saúde regulares da rede pública, mas que poderão vir a participar do programa de parceria, segundo informou nesta segunda-feira, a diretora do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde, Andréa Von Zuben. “Se a gente conseguir liberar a agenda sem prejudicar ninguém, podemos fazer (a vacinação da segunda dose) na empresa mesmo”. disse a diretora.
Segundo o prefeito Dário Saadi, a parceria não se limita apenas aos de idade de 30 anos ou mais. A ambição, segundo ele, é imunizar muito mais gente no programa com as empresas. “Esse grupo será ampliado de acordo com a abertura de novas faixas etárias e categorias contempladas na imunização da cidade. A parceria não se encerrar com esse grupo”, reforçou.
O projeto-piloto do programa está previsto para acontecer nesta quarta-feira (28), na empresa de alimentos, Arcor – que foi uma das primeiras a aderir ao programa.
As empresas que fazem adesão são avaliadas pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa). Se aprovadas, recebem treinamento, vacinas e insumos para aplicação. Em contrapartida, se responsabilizam por vacinar os funcionários dos grupos que estão sendo imunizados pela Secretaria de Saúde.
Para serem aprovadas, as empresas precisam cumprir alguns requisitos. Entre eles, ter um profissional de enfermagem para aplicar as doses e duas pessoas para cuidar da digitação dos dados exigidos pelo sistema.
A administração continua aceitando os formulários. As empresas que tiverem interesse devem acessar o site https://vacina.campinas.sp.gov.br/vacinas/covid-19 e fazer a adesão.











