Mais três unidades de Parcão – Espaço pet estão sendo construídas em Campinas, duas delas em fase avançada e uma no início. As novas unidades de Parcão são em uma área no Jardim Icaraí, que está praticamente pronto, com ajustes finais; na Praça Maria Mãe do Povo, na Vila Padre Manoel da Nóbrega, que está em ritmo acelerado de obras; e dentro do Parque Linear do Capivari/Lagoa do Mingone (Parque Linear José Mingone), no Jardim Capivari, que começou a marcação do terreno na última terça-feira (1º).
Estes três espaços que estão sendo implantados vão se somar às 17 unidades de Parcão que Campinas já possui, o que totalizará 20 Espaços pet.
A estrutura dos Espaços pet conta com área gramada e cercada por alambrado, brinquedos e obstáculos, bebedouro para os cães e iluminação, com área geralmente entre 800 e 1.200 metros quadrados. O investimento para instalar um Parcão completo fica entre R$ 120 mil e 150 mil.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, os espaços são planejados especialmente para diversão e socialização de cachorros. “É um espaço que em que podem se exercitar e brincar com segurança e muitos atrativos”, diz o secretário.
Nesses parques, os cachorros têm liberdade de brincar em segurança, de dia ou à noite; podem interagir com outros cães; vários brinquedos para que se divirtam e gastem muita energia nos exercícios e água fresquinha no bebedouro. Os tutores podem ficar junto aos animais nos espaços, que também possuem bancos.
Com a demanda por mais parques para cães, seguros e estruturados, os espaços pet avançaram para outros pontos da cidade e os estudos para mais unidades. Os parcães são feitos pela Secretaria de Serviços Públicos, exceto o do Parque das Águas, de gestão da Sanasa.
O primeiro Parcão de Campinas foi instalado na Lagoa do Taquaral, em outubro de 2020, na área próxima ao antigo kartódromo. O segundo Parcão foi no Jardim Nova Europa, entregue em abril de 2023.







