A partir deste mês de junho Campinas passa a integrar oficialmente o universo do groundhopping, prática popular entre fãs de futebol que consiste em visitar o maior número possível de estádios diferentes, e que agora encontra espaço na programação oficial do Tour Campinas – projeto da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo que oferece passeios guiados por pontos históricos da cidade.
Com a participação dos clubes de futebol, o Tour Campinas lança uma nova rota com foco em dois dos maiores símbolos esportivos do município: os estádios Moisés Lucarelli (Ponte Preta) e Brinco de Ouro da Princesa (Guarani).
A nova rota contempla visitas ao Estádio Moisés Lucarelli no dia 29 de junho e 17 de agosto e ao Estádio Brinco de Ouro nos dias 27 de julho e 24 de agosto. As datas foram definidas em conjunto com os clubes, considerando oportunidade de agenda para receber os visitantes.
Os passeios acontecem das 9h às 12h, com saída e retorno na tradicional Feira Hippie do Centro de Convivência.
A participação é gratuita, com vagas limitadas e inscrições obrigatórias pelo site do Departamento de Turismo: https://campinas.sp.gov.br/turismo.
Os visitantes contarão com ônibus para transporte e guia de turismo credenciado que conduzirá as orientações dos passeios.
Conforme a organização, os interessados devem realizar as inscrições rapidamente. Mesmo deixando vários dias de programação, as inscrições costumam esgotar nos primeiros minutos do primeiro dia em que começam.
Ponte Preta
As inscrições para a visita ao Estádio Moisés Lucarelli realizada no dia 29 de junho ficam abertas entre os dias 22 e 27 de junho
Para conhecer o Estádio Moisés Lucarelli no dia 17 de agosto, a pessoa interessada precisa realizar inscrição entre os dias 10 e 15 de agosto.
“Alinhar turismo com o futebol para a Ponte Preta é uma oportunidade de aproximar novos públicos e mostrar que torcer de dentro de um estádio é muito mais emocionante. Além disso, o tour é a forma das pessoas conhecerem um pouco mais de como é feita a preparação dos atletas antes de entrarem em campo”, conta Diego Almeida, coordenador de Marketing da Associação Atlética Ponte Preta.
Guarani
O público que deseja visitar o Estádio Brinco de Ouro no dia 27 de julho poderá realizar inscrição entre os dias 20 e 25 de julho
A segunda visita no Estádio Brinco de Ouro, programada para 24 de agosto, abre inscrições entre as datas 17 a 22 de agosto
“Receber o Tour Campinas no Estádio Brinco de Ouro é, para o Guarani, motivo de grande orgulho. Essa iniciativa valoriza não apenas o nosso clube, mas também a rica história do futebol campineiro. O Brinco é muito mais do que um estádio — ele é um patrimônio da cidade, palco de emoções, conquistas e memórias que atravessam gerações. Integrar esse roteiro turístico é uma forma de abrir nossas portas para novos públicos, fomentar o turismo local e reforçar o papel do esporte como elemento de identidade e pertencimento. É emocionante ver a paixão pelo Guarani se transformar em uma experiência cultural, educativa e acessível para todos”, explica Erik Franco, vice-presidente de Patrimônio do Guarani.
A inclusão dos estádios campineiros na programação é uma resposta direta ao crescimento do interesse pelo groundhopping, cultura muito difundida na Europa e que tem adeptos no Brasil. O termo vem do inglês — “ground”, que significa estádio, e “hopping”, que remete a “pular de um lugar para outro” — e define o hábito de torcedores que viajam para conhecer o maior número possível de arenas, registrando suas experiências em fotos, vídeos, blogs e redes sociais. Essa prática movimenta o turismo cultural e esportivo, promove a economia local e fortalece os vínculos entre história, identidade e paixão futebolística.
“Os clubes de futebol fazem parte da identidade cultural de Campinas. Ponte Preta e Guarani não são apenas times com torcidas apaixonadas, mas também símbolos vivos da história, da memória afetiva e do cotidiano de milhares de campineiros. Incluir os estádios no roteiro do Tour Campinas é reconhecer essa importância e valorizar o papel que o esporte tem na formação da nossa cidade. É também uma forma de ampliar o alcance do turismo local, atraindo novos públicos e promovendo o pertencimento por meio das experiências imersivas que o futebol proporciona”, destaca Eros Vizel, diretor do Departamento de Turismo da Prefeitura de Campinas.
Comportamento
A experiência vai além da arquitetura dos estádios: os visitantes têm a oportunidade de conhecer os bastidores dos clubes, entender a importância das torcidas organizadas e relembrar momentos históricos do futebol campineiro.
Para quem quiser participar, é recomendado usar roupas confortáveis e protetor solar, e levar água. Crianças até 12 anos devem estar acompanhadas por um responsável, e adolescentes entre 13 e 17 anos precisam de autorização dos pais para participar desacompanhados.











