A Secretaria de Saúde de Campinas inicia neste sábado (9) uma estratégia para ampliar a vacinação contra o HPV para adolescentes de 15 a 19 anos. A medida chamada de “resgate” vai até outubro com uma série de atividades e deve contemplar 30 mil jovens nesta faixa etária que perderam a oportunidade de se vacinar anteriormente.
A iniciativa é necessária uma vez que desde abril de 2024 o Ministério da Saúde orienta em nota técnica a aplicação de dose única do imunizante para as crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, além de oferta temporária para pessoas de 15 a 19 anos não vacinadas.
O reforço de ações em Campinas ocorre com base em diretrizes definidas pelo governo do Estado após o Ministério da Saúde anunciar uma estratégia nacional contra o HPV. Essa medida em São Paulo será executada em quatro fases, de forma escalonada, considerando-se os municípios com maior proporção de não vacinados. Nesta primeira fase, Campinas e mais 29 municípios devem participar da iniciativa.
Como será a estratégia?
A vacina contra o HPV está disponível nos 69 centros de saúde de Campinas.
Para iniciar o reforço da estratégia contra a doença, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, a Coordenadoria Departamental de Políticas Públicas para a Juventude e o Conselho da Juventude, aplicará o imunizante durante o 17º Fórum de Profissões de Campinas.
O evento está marcado para este sábado, 9, das 10h às 17h, no Centro de Eventos da Secretaria de Educação, no Jardim do Vovô, e tem entrada gratuita. A atividade faz parte da programação da Semana das Juventudes 2025.
Uma equipe da Saúde aplicará a dose contra o HPV. Durante a ação também serão ofertados imunizantes para proteção contra outras doenças, conforme indicação a partir dos 4 anos, e as orientações estão disponíveis no site: https://vacina.campinas.sp.gov.br. As vacinas contra a dengue e tuberculose (BCG) estão disponíveis somente em unidades básicas.
Os imunizantes serão aplicados em crianças e adolescentes acompanhados pelos pais ou responsáveis. É preciso apresentar documento com foto e caderneta de vacinação, se tiver.
Até outubro, a Saúde também fará vacinação contra o HPV em escolas municipais, estaduais e particulares para reforçar a estratégia, além de outras ações que serão definidas gradativamente. A Coordenadoria da Juventude está estruturada junto ao Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social.
Como está a cobertura?
Os dados de cobertura vacinal disponibilizados pelo Ministério da Saúde, atualizados em 2024, para nascidos entre 2010 e 2015, foram:
Meninas: 91,31% (público-alvo total estimado em 38.201)
Meninos: 71.28% (público-alvo total estimado em 40.244)
Nos dois casos, a meta é atingir pelo menos 90% para cada público-alvo. O Centro de Eventos da Secretaria de Educação de Campinas fica na Rua Antônio Nunes dos Santos, 121, no Jardim do Vovô.







