As obras do reservatório RS-1, conhecido como “piscinão” da Praça da Ópera, no Centro de Campinas, começam nesta segunda-feira (15). Os serviços terão início com a construção de uma galeria de adução, um túnel que irá captar as águas da chuva e destiná-las ao reservatório sob a praça. Esta é a segunda obra do Plano de Controle de Enchentes para a Região Central.
O reservatório na região do Córrego Serafim terá aproximadamente 23 metros de profundidade e 85 metros de diâmetro, com duas células circulares. O consórcio responsável pelos trabalhos já iniciou o fechamento do canteiro de obras. Moradores e comerciantes do entorno estão sendo informados e orientados sobre os serviços.
Com investimento total de R$ 125.595.094,81 e gestão da Secretaria Municipal de Infraestrutura, as obras estarão a cargo do Consórcio Reservatório Praça da Ópera JDPC. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados em até 24 meses.
Funcionando como um grande tanque de retenção de chuvas para mitigar alagamentos, o RS-1 terá capacidade de armazenamento de 80 milhões de litros de água. Além das duas células circulares, está prevista uma galeria de desvio para conduzir as águas pluviais da Rua Delphino Cintra.
“Daremos início efetivo à construção do segundo reservatório de controle de enchentes, agora no Córrego Serafim, na região da avenida Orosimbo Maia, com a interdição de algumas ruas do entorno e a construção da galeria de adução, que começa a partir da próxima semana. Outras etapas anteriores já foram executadas como a sondagem, avaliação detalhada do projeto executivo, preparação do retorno dos ônibus do corredor Campo Grande do BRT, dentre outras. Agora, os serviços começarão in loco para que em 24 meses o reservatório possa ser entregue à população”, disse o secretário municipal de Infraestrutura, Carlos José Barreiro.
Emdec bloqueia ruas e programa desvios
Para viabilizar a construção das galerias, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) irá interromper o trânsito da Rua Antônio Álvares Lobo, no trecho entre as vias Jorge Miranda X Doutora Eneida Vernier Oliveira Alves, no bairro Botafogo.
O bloqueio acontece a partir das 8h da próxima segunda-feira (15/09) e será total e ininterrupto até o término das obras.
Desvios
No sentido Centro-bairro, o desvio será pelas ruas Jorge Miranda e Falcão Filho. Já o desvio bairro-Centro acontecerá pelas ruas Doutora Eneida Vernier Oliveira Alves, Falcão Filho e Doutor Delphino Cintra. Agentes da Mobilidade Urbana orientarão o trânsito, realizando intervenções caso sejam necessárias.
Nesta etapa inicial, durante os próximos 15 dias, não haverá impacto para os usuários do transporte coletivo. Posteriormente, conforme o avanço das etapas da obra, ocorrerão mudanças de pontos e de itinerários, que serão comunicadas antecipadamente.
Plano de Controle de Enchentes de Campinas
O Plano de Controle de Enchentes para a Região Central inclui a execução de oito obras nas bacias dos córregos Serafim e Proença.
A primeira obra do plano de macrodrenagem em andamento é a construção do reservatório para contenção de cheias na região do Jardim Paranapanema (Piscinão – RP-1), com investimento de R$ 205,8 milhões.
O reservatório RP-1 da Praça de Esportes Paranapanema fica no Córrego Proença. Ele será coberto para que a praça possa ser recomposta. Quando estiver em operação, nos momentos de cheia, a água entrará por uma galeria de derivação e será escoada por outra, com auxílio de quatro bombas submersíveis.
Atualmente a obra está chegando na etapa final de construção da galeria de derivação, faltando apenas a última caixa, que fica próxima do reservatório, e uma galeria de adução que fica do outro lado do piscinão.
As equipes do Consórcio responsável pelas obras também estão finalizando as estruturas da parede de travamento do reservatório que vão permitir o início da escavação em ritmo mais elevado.











