A Secretaria de Saúde de Campinas decidiu reforçar os mutirões contra a dengue em 2025 ao implementar agendas de ações às sextas-feiras, das 8h às 17h, a partir desta sexta (28). Elas serão intercaladas com mutirões que serão programados aos sábados, das 8h às 12h.
O objetivo é otimizar os trabalhos já que as equipes podem visitar mais imóveis em dias úteis para orientar moradores e eliminar criadouros do Aedes aegypti, vetor da doença.
Estão previstas ainda a limpeza de bueiros e retirada de materiais descartados de forma inadequada para evitar a proliferação do mosquito que pode transmitir outras arboviroses.
O primeiro mutirão neste modelo, marcado para esta sexta (28), é o quinto de Campinas para enfrentamento à dengue em 2025. Ele será direcionado para nove bairros:
– Núcleo Residencial Gênesis
– Núcleo Residencial Getúlio Vargas
– Núcleo Residencial Parque Dom Bosco
– Parque São Quirino
– Jardim Santana
– Vila Nogueira
– Cafezinho
– Jardim Nilópolis
– Capadócia
O trabalho reúne 150 profissionais de saúde, trabalhadores de Serviços Públicos, funcionários da empresa Impacto Controle de Pragas e integrantes do Comitê divididos em 14 equipes.
Por que a mudança?
“A expectativa é dobrar a quantidade de imóveis visitados em cada região trabalhada porque teremos dois períodos de trabalho para atuação nos mutirões às sextas. Além disso, continuaremos a ter mutirões aos sábados, intercalados, pensando nos territórios em que muitos moradores não ficam nos imóveis durante a semana, principalmente por conta de estudos e trabalho”, destacou a assessora técnica do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) Priscilla Pegoraro.
Para realizar a mudança, o Comitê de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses avaliou que em várias regiões o percentual de imóveis inacessíveis aos sábados por estarem fechados, desocupados ou em virtude do impedimento dos moradores, é igual em dias úteis. O objetivo é ainda tentar aumentar a mobilização das pessoas para permitir a entrada dos agentes nos locais.
“A média fica em torno 50%, por isso, fazemos um apelo para que a população participe do enfrentamento à dengue junto ao poder público e permita a entrada dos agentes nos imóveis para controle de criadouros e orientações”, reforçou Priscilla.
Como será o próximo mutirão?
O mutirão complementa as ações previstas no Alerta Arboviroses, publicado semanalmente. As áreas foram escolhidas a partir da análise epidemiológica, que consideraram o potencial de transmissão da dengue nas últimas três semanas.
Os funcionários da Impacto usam camiseta laranja com gola careca e logo da empresa silkado, enquanto o líder da equipe veste blusa verde com as mesmas características. Todos vestem calça cinza e têm crachá. Já os profissionais de saúde usam identificação da Prefeitura. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo 199, da Defesa Civil.
A melhor forma de prevenção contra a dengue é eliminar qualquer acúmulo de água que possa servir de criadouro, principalmente em latas, pneus, pratos de plantas, lajes e calhas. É importante, ainda, vedar a caixa d’água e manter fechados vasos sanitários inutilizados.











