Entre esta segunda-feira (19) e a sexta (23), Barcarena, no Pará, sediará o LUPPA LAB, considerado o maior encontro nacional para construção de políticas públicas alimentares urbanas. Campinas será representada por Gabriela Kaiser Fullin Castanho, da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional, ao lado de mais de 100 gestores municipais de diversas regiões do país.
A iniciativa é organizada pelo Instituto Comida do Amanhã, em parceria com o ICLEI Brasil, com apoio de instituições nacionais e internacionais. Esta é a quarta edição do LUPPA LAB, e a primeira a ser realizada na região amazônica, o que reforça o compromisso com uma agenda alimentar diversa e regionalmente inclusiva.
No LUPPA LAB, os participantes vivenciam uma metodologia prática de laboratório, com oficinas, mentorias, dinâmicas e visitas a iniciativas locais de segurança alimentar. O objetivo é fortalecer as ações municipais e construir, de forma coletiva, soluções sustentáveis, justas e intersetoriais para os sistemas alimentares urbanos.
Campinas já participou de edições anteriores do LUPPA LAB, como a de Curitiba, em março de 2024, representada por Mariana de Souza Maia e Gabriela Kaiser. Segundo os organizadores, o evento vai além da capacitação: fomenta uma comunidade nacional de troca e apoio entre cidades comprometidas com o direito humano à alimentação adequada.
“A alimentação adequada é um direito humano e deve estar no centro das políticas públicas. Participar do LUPPA LAB fortalece a capacidade técnica de Campinas e amplia nosso compromisso com ações intersetoriais que garantam segurança alimentar, justiça social e sustentabilidade,” afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Desenvolvimento e Assistência Social.
A participação de Campinas em espaços como o LUPPA mostra nosso compromisso com políticas alimentares mais eficazes e conectadas aos desafios contemporâneos, como a emergência climática e a insegurança alimentar, destaca Gabriela Kaiser.
A programação do LUPPA LAB inclui também a construção de um posicionamento conjunto das cidades participantes para a COP30, marcada para 2025, em Belém (PA). Para Barcarena, cidade anfitriã e referência por iniciativas como o Programa Municipal de Aquisição de Alimentos (PMAA), o evento representa reconhecimento e inspiração para outras localidades.











