O prefeito de Campinas, Dário Saadi, foi diplomado pela Justiça Eleitoral nesta quinta-feira (19). O vice-prefeito Wanderley de Almeida e os 33 vereadores da Câmara Municipal também receberam os diplomas, sendo habilitados para exercer seus mandatos no quadriênio 2025-2028.
A cerimônia foi presidida pelo juiz Luiz Antônio Alves Torrano, titular da 33ª Zona Eleitoral do Estado de São Paulo, e ocorreu na Cidade Judiciária.
A diplomação é uma ação da Justiça Eleitoral que garante quem são, de fato, os eleitos, eleitas e suplentes nos cargos. Isso ocorre por meio da entrega do diploma da Justiça Eleitoral, documento que traz informações como nome do eleito ou eleita, legenda, cargo ou classificação como suplente.
Com os diplomas, os eleitos ficam aptos a tomar posse oficial dos cargos em 1º de janeiro de 2025, em solenidade que será realizada no Plenário da Câmara Municipal de Campinas, a partir das 10h.
Para o juiz Luiz Antônio Alves Torrano, a diplomação, além de ser um momento de celebração para os eleitos, eleitas e suas famílias, “é uma festa da democracia”.
De acordo com o prefeito Dário Saadi, o ato de diplomação é importante porque valida o processo eleitoral. Ele destacou que a democracia vive de regras e de respeito à legislação eleitoral e também agradeceu, em nome do juiz Torrano, o trabalho realizado pelas equipes da Justiça Eleitoral.
Dário, que foi reeleito em primeiro turno com 66,67% dos votos, deixou seu recado para os vereadores diplomados. “Desejo que a Câmara tenha um mandato de muito sucesso. Todos nós passamos pelo crivo da população e sobre nós recai uma responsabilidade maior de trabalhar, discutir e buscar soluções para os problemas dessa cidade que a gente tanto ama”, disse na cerimônia.

Pelo próximo mandato, ao lado do prefeito Dário, estará o vice-prefeito Wanderley de Almeida, que também expressou sua gratidão “a Deus, à família e aos moradores de Campinas”.
Durante a cerimônia, o presidente da Câmara, Luiz Rossini, aproveitou para reforçar que o processo eleitoral em Campinas ocorreu dentro da normalidade e demonstrando a capacidade de organização, logística e apuração do Tribunal.
Também participaram da mesa do evento nesta quinta-feira a promotora eleitoral da 33ª Zona Eleitoral, Verônica Silva de Oliveira; a desembargadora Ana Paula Lockman, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região; Paulo César da Silva Braga, da OAB Campinas; o deputado Paulo Freire; a vereadora mais votada em Campinas, Mariana Conti; e o presidente da Câmara Municipal, Luiz Rossini.











