A 1ª Mostra de Arte e Cultura Trans de Campinas acontecerá nos dias 25 e 26 de janeiro, na Sala dos Toninhos, anexa à Estação Cultura. O evento, gratuito e aberto ao público, reúne diversas expressões artísticas da comunidade trans da região, como música, performances, cinema, artes visuais, ações formativas e um baile ballroom. A iniciativa integra o calendário oficial da Semana da Visibilidade Trans promovida pela Prefeitura de Campinas.
Organizada por um coletivo de artistas trans, travestis e não-bináries, a Mostra tem como objetivo promover a visibilidade da produção cultural dessa comunidade, além de celebrar suas expressões artísticas e ampliar o contato com o público. A realização é contemplada pelo Edital de Fomento nº 01/2023 da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, nos termos da Lei Paulo Gustavo.
Além da programação cultura, também haverá ações formativas, como oficinas e rodas de conversa, além de um Ball da Visibilidade Trans, que celebra a cena ballroom e a diversidade de identidades. Entre os destaques, está a participação de artistas estreantes, reforçando o papel da Mostra como um espaço de inclusão e oportunidade.
De acordo com as diretoras de produção, Kara Catharina e Eva Maria, o evento reflete a crescente visibilidade da arte produzida por pessoas trans e busca ser uma plataforma para lançar esses artistas à cena cultural de Campinas. “Queremos que a Mostra seja um ponto de partida para que a cidade conheça e valorize a potência artística da nossa comunidade”, destacou Kara.
A Mostra termina no domingo (26), com apresentações musicais e de DJs que celebram a cultura LGBTQIAPN+.
SERVIÇO:
1ª Mostra de Arte e Cultura Trans de Campinas
Data: 25 e 26 de janeiro
Horários:
Sábado – das 13h às 22h
Domingo – das 14h às 22h
Local: Sala dos Toninhos
Endereço: Rua Francisco Teodoro, s/nº, Vila Industrial
Entrada gratuita






