Dois trabalhos artísticos surgidos durante a pandemia em 2020 se mesclam para a criação de ‘Canto ao Fim’. O espetáculo de dança, resultado da parceria inédita entre Clarissa Sacchelli e Isabel Ramos Monteiro, que voltaram seus olhares para os labores envolvidos nos gestos de cuidados recebidos e doados, estreia na próxima quinta-feira (15), às 20h, no Departamento de Artes Corporais da Unicamp, em Campinas.
No trabalho, que acontece em meio a uma instalação de som e luz, Clarissa Sacchelli e Isabel Ramos Monteiro levam para a cena a oralidade, as canções de ninar, os gestos que não se arquivam pois são atualizados a todo tempo na transmissão corpo a corpo. São gestos que moldaram os gestos das duas artistas, movimentos forjados por danças pregressas e formas que orientam danças futuras. No palco, Isabel assume a partitura dos gestos e Clarissa comanda em tempo real a paisagem sonora.
Durante a criação do espetáculo foram realizadas conversas com mães e cuidadoras, buscando levantar e investigar relações entre som, memória e cuidado. Destas conversas emergiram diferentes paisagens sonoras, interjeições características da oralidade, e coros de canções de ninar que acabaram por dar forma à trilha sonora da peça. O processo de criação também envolveu uma série de oficinas ministrada pelas artistas além da proposição de uma vivência estendida de dança e criação para gestantes e puérperas.
Contemplado com o ProAC Editais – Produção Inédita em Dança (03/2023), o espetáculo também faz apresentações em Santo André (25 de agosto, domingo, 18h, no Teatro Conchita de Moraes) e São Paulo (dias 22 e 23 de agosto, quinta e sexta-feira, 20h, no Teatro Reynúncio Lima na Unesp e de 29 de agosto a 1º de setembro, quinta-feira a sábado, 19h e domingo, 17h, na Galeria Olido).
Na montagem, palco e plateia não se separam e o público é convidado a se sentar dentro da instalação onde a peça acontece. Tanto a trilha sonora como o desenho de luz são compostas em tempo real, seguindo a dramaturgia da coreografia. A dança formada de gestos acontece tanto no centro como nos bastidores da cena.
Sobre Clarissa Sacchelli
Artista que trabalha com e a partir da dança. Desenvolve seus projetos movendo-se entre peças coreográficas, performances, instalações e ações formativas, enquanto também colabora em trabalhos de diferentes artistas. Em sua trajetória interessa-se pela materialidade do corpo e seu movimento enquanto investiga a coreografia como um processo social e político. Suas últimas peças examinaram acervos e histórias a partir de perspectivas feministas e queer.
Sobre Isabel Ramos Monteiro
Dançarina, educadora e pesquisadora das relações entre a dança e a escrita. Graduou-se em Dança pela Unicamp. é mestra pelo Departamento de Teoria Literária da FFLCH, USP e doutoranda no Instituto de Artes da Unesp, São Paulo. É integrante da Balangandança Cia. e professora de dança para adultos e crianças. Desde 2022 também ministra aulas de corpo & movimento para gestantes e propõe espaços de criação e dança para puérperas e cuidadores acompanhados de seus bebês. Além das atividades artísticas e docentes, é doula.
Serviço: CANTO AO FIM
Dia 15 de agosto, quinta-feira, às 20h
Unicamp – Departamento de Artes Corporais – Sala AC 04 (50 lugares) – Rua Pitágoras, 500 – Cidade Universitária, Campinas.
40 minutos – Livre – Gratuito (retirada de ingressos uma hora antes do início da sessão).











