Na próxima sexta-feira e sábado (24 e 25), Campinas será a sede do “Meeting: Células-tronco na Clínica Ortopédica com Base em Evidências e Avanços”. O evento científico, que destaca o uso de células-tronco mesenquimais em terapias médicas avançadas, conta com a participação de especialistas na área que buscam discutir e atualizar os profissionais da saúde interessados sobre as mais recentes abordagens terapêuticas envolvendo células-tronco.
Um dos palestrantes de destaque será o cientista José Ricardo Muniz Ferreira, responsável pela R-Crio, um laboratório pioneiro no Brasil na extração, armazenamento, cultivo e preparo de células-mesenquimais do dente, tecido adiposo e do palato (céu da boca) para uso em tratamentos médicos. Durante o evento, falaá sobre o tema: “Debate sobre as Terapias Celulares na Prática Clínica”, onde abordará as aplicações das terapias celulares e seus impactos na medicina moderna.
Além disso, o encontro tem por objetivo preparar os profissionais participantes para a Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 836/2023, publicada em dezembro de 2023 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que dispõe sobre as Boas Práticas em Células Humanas para uso terapêutico e pesquisa clínica. Essa resolução estabelece requisitos técnicos para garantir a qualidade e segurança das terapias celulares, desde a doação até a administração no paciente. A documentação do material, rastreabilidade e qualificação da equipe também são pontos enfatizados pelo documento.
“Essa é mais uma oportunidade para a classe médica e profissionais da saúde se atualizarem sobre as terapias celulares e os avanços regulatórios como, por exemplo, a nova RDC nº 836/2023. Além disso, a troca de conhecimento e experiências é essencial para impulsionar o desenvolvimento da medicina regenerativa no Brasil”, analisa o cientista.
No dia 25 de maio, os profissionais participantes terão a oportunidade de visitar as instalações da R-Crio, onde conhecerão um centro de produção de medicamentos biológicos com o uso de células-tronco mesenquimais. A cidade de Campinas se destaca por sediar um evento científico tão avançado e, a R-Crio, sob a liderança do cientista Muniz Ferreira, desempenha um papel fundamental nesse cenário.
Serviço:
Data: 24 e 25 de maio
Local: Ibis Styles Campinas Alphaville. Embiruçu, 300 – Alphaville Empresarial, Campinas
A quem: profissionais da saúde interessados, principalmente médicos ortopedistas com atuação na medicina regenerativa.











