Campinas receberá nesta semana relíquias de Dom Bosco, como forma de celebrar a vida e a dedicação de São João Bosco, criador dos salesianos. A Escola Salesiana São José e o Colégio Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora realizarão em Campinas uma programação, que irá contemplar a comunidade interna das instituições, bem como o público em geral.
A Celebração das Relíquias de Dom Bosco: cabelo, parte do osso e paramentos sacerdotais acontecerá no dia 12, na Escola São José, e no dia 13, no Colégio Liceu, das 8h às 17h30, para os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2, Ensino Médio, Centro Profissional Dom Bosco (CPDB), Unisal, colaboradores e para todas as famílias dos alunos.
As relíquias estarão disponíveis para visitação do público geral a partir de sexta-feira (13), no período da noite, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, que fica à Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330, Guanabara. As relíquias ficarão na paróquia até dia 16 de agosto, quando então será celebrada a vida de Dom Bosco.

Biografia
Dom Bosco nasceu Giovanni Melchior Bosco, em 16 de agosto de 1815, em Becchi, perto de Turim, na Itália. Aos 16 anos ingressou na escola de Castelnuovo D’Asti. Entrou no seminário de Chieri aos 20 anos. Além de estudos religiosos, também aprendeu outros ofícios, como ferreiro, encanador e alfaiate. Foi ordenado sacerdote em 1841.
Em Turim, Dom Bosco começou sua obra de educação de crianças órfãs. Ele mesmo tinha ficado órfão de pais aos dois anos de idade.
Grande devoto da Santíssima Virgem Auxiliadora, foi um homem de trabalho e oração. Exemplo para os jovens, São João Bosco foi modelo, mas também soube observar tantos outros exemplos. Fundou a Congregação dos Salesianos dedicada à proteção de São Francisco de Sales, que foi o santo da mansidão; o que Dom Bosco foi também para aqueles jovens e para muitos outros. Para a Igreja e para os fiéis é um grande intercessor. Homem orante, de um trabalho santificado, em tudo viveu a inspiração de Deus.
Em 1847, começou a reunir os jovens em um internato-escola. Em 1853, inaugurou uma escola profissionalizante, com oficinas de alfaiate, marcenaria, mecânica, entre outras. Dom Bosco, em 1959, formou a primeira turma de jovens educadores. Esse grupo originou a Congregação Salesiana. Em 1876, ele fundou a Associação dos Cooperados Salesianos. No mesmo ano, o papa Pio IX aprovou a Associação. Nos anos seguintes, fundou 59 casas salesianas em seis países.
Brasil
Aqui no Brasil, a obra salesiana começou em 1883, com a fundação do Colégio Salesiano Santa Rosa, em Niterói, no Rio de Janeiro. Rapidamente cresceu e passou a reunir dezenas de casas no País todo, sempre com seus oratórios e associações de ex-alunos.
Dom Bosco faleceu em Turim, Itália, em janeiro de 1888. Foi beatificado em 1929, e canonizado pelo Papa Pio XI, em 1934. Foi aclamado pelo papa como “O Pai e Mestre da Juventude”.
SERVIÇO
Celebração das Relíquias de Dom Bosco (cabelo, parte do osso e paramentos sacerdotais)
Data: 13 a 16 de agosto
Local: Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330, Guanabara, em Campinas
Programação
13/08
18h30 Acolhida da urna com as relíquias
19h Missa e 1º dia do Tríduo – com transmissão online
14/08
8h às 12h Igreja aberta para visita às relíquias
15h às 20h Igreja aberta para visita às relíquias
18h Missa e 2º dia do Tríduo – com transmissão online
15/08
6h Igreja aberta para visita às relíquias
7h Missa e 3º dia do Tríduo – com transmissão online
8h30 Missa e 3º dia do Tríduo – com transmissão online
10h30 Missa com Padre Antonio Maria – no Coliseu
17h Missa e 3º dia do Tríduo – com transmissão online
19h Missa e 3º dia do Tríduo – com transmissão online
16/08
6h às 12h Igreja aberta para visita às relíquias
7h Missa
13h às 21h Igreja aberta para visita às relíquias
19h Missa Solene: Dia de Dom Bosco e encerramento
Importante: Para a missa do dia 15, com o Padre Antonio Maria, é necessário retirar na secretaria da igreja a pulseira de acesso, pois haverá limite de convidados.