As faixas exclusivas de ônibus em Campinas ainda enfrentam altos índices de desrespeito. Entre janeiro e agosto de 2025, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) registrou 4,1 mil infrações por circulação irregular de veículos nas vias dedicadas ao transporte coletivo.
Do total de autuações, quase 65% (2,7 mil) foram registradas por meio de fiscalização remota com videomonitoramento.
A avenida das Amoreiras concentra o maior número de infrações, principalmente nos trechos próximos à rua Laranjal Paulista e à Avenida Prefeito Faria Lima, somando 2,5 mil ocorrências.
Na sequência, aparecem as avenidas Benjamin Constant e Senador Saraiva, com 154 infrações registradas.
Os locais passaram a contar com fiscalização por videomonitoramento, entre dezembro de 2024 e maio de 2025.
Conforme a Emdec, as regiões receberam as câmeras principalmente para coibir o desrespeito às faixas exclusivas. No caso da Amoreiras, os trechos monitorados fazem parte do Corredor BRT Ouro Verde. A operação das câmeras é realizada pela Central de Monitoramento de Operações da Emdec.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), artigo 184, transitar indevidamente em faixas exclusivas é uma infração gravíssima, com penalidade de sete pontos na CNH e multa de R$ 293,47. Já nas faixas preferenciais, outros veículos podem circular, desde que respeitem a prioridade do transporte público coletivo.
O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, reforça a necessidade de consciência dos motoristas. “Ter empatia é fundamental para construirmos um trânsito mais seguro. Quando você circula pelas faixas exclusivas, principalmente nos horários de pico, está impactando o trajeto de diversos usuários do transporte que, muitas vezes, dependem dos ônibus para chegar em seus destinos”, afirma Riverete.

Além do videomonitoramento, a fiscalização das faixas exclusivas de ônibus em Campinas também é realizada em campo pelos agentes de mobilidade urbana, que atuam nos principais corredores, sobretudo nos horários de pico. A circulação irregular é devidamente sinalizada e proibida por lei.
Apesar do alto índice de desrespeito, houve queda de 13,3% nas infrações em relação ao mesmo período do ano passado: 4.111 registros até agosto de 2025 em comparação a 4.742 no mesmo período de 2024. Em todo o ano passado, o total superou seis mil infrações.
Corredores e vias com faixas exclusivas em Campinas
Campinas possui uma ampla rede de faixas exclusivas e corredores de ônibus, que incluem:
Vias: Lix da Cunha, Francisco Glicério, Dr. Campos Sales, Benjamin Constant, Andrade Neves, José Paulino, General Osório, Carolina Florence, Buarque de Macedo, Saudade, Abolição e Júlio de Mesquita;
Corredor Central: Anchieta, Orosimbo Maia, Senador Saraiva, Moraes Salles e Irmã Serafina;
Corredores BRT: John Boyd Dunlop (Campo Grande), Amoreiras, Piracicaba, Ruy Rodriguez e Camucim (Ouro Verde);
Corredor Perimetral: exclusivo e segregado para ônibus.
Os corredores do BRT são de uso permanente e exclusivo das linhas BRT. Como forma de ampliar a fluidez do trânsito em geral, Campinas também conta com faixas exclusivas que funcionam das 6h às 8h e das 16h às 19h, de segunda a sexta-feira.
A circulação exclusiva para o transporte público coletivo é, portanto, preservada, nos horários de pico, quando a circulação dos ônibus é maior.







