A Secretaria de Saúde de Campinas registrou mais quatro mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causadas pelo vírus influenza, causador da gripe.
Conforme a Pasta, todos os pacientes tinham histórico de doenças preexistentes (comorbidades) e dois não estavam vacinados contra a doença. As vítimas da doença foram quatro homens – com idades de 43, 82 e 98 anos – e uma mulher de 72 anos. As mortes ocorreram em junho.
Desde janeiro a cidade contabiliza 280 casos e 33 óbitos de SRAG por influenza.
Durante todo 2024, Campinas teve 342 pessoas com a síndrome e 30 mortes pela doença.
A Saúde de Campinas alerta para a importância da vacinação contra a gripe, principalmente para grupos prioritários, como medida de prevenção e, sobretudo, para reduzir o risco de evolução para formas grave e óbito pela doença. Os imunizantes estão disponíveis para toda a população a partir de 6 meses nos 69 centros de saúde da cidade.
Neste ano, a dose protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B. O imunizante pode ser administrado junto com outras vacinas do Calendário de Vacinação. No caso de crianças vacinadas pela primeira vez, é preciso tomar duas doses com intervalo de 30 dias.
Para receber a dose basta levar documento com foto e a caderneta de vacinação, se tiver. Não é necessário agendamento. Informações e horários das salas de vacina nas unidades básicas estão disponíveis no site: https://vacina.campinas.sp.gov.br.
Públicos prioritários
⇒ Idosos (60 anos ou mais), crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde e da educação, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, trabalhadores dos Correios, população e funcionários do sistema de privação de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Estes grupos incluem 494,3 mil pessoas, segundo estimativa atualizada pelo Ministério da Saúde em maio deste ano. Este indicador pode ser atualizado ao longo do ano.
“A vacina é segura e imprescindível para evitarmos pacientes com quadros graves e óbitos causados pela gripe. Reforçamos a orientação para que a população receba o imunizante”, destaca a coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Chaúla Vizelli.
Em 15 semanas de estratégia de imunização, a secretaria aplicou 334.038 doses da vacina. Idosos, crianças de 6 meses a 5 anos e gestantes, que são público-alvo, receberam 152.313 doses, enquanto 181.725 foram direcionadas para demais grupos prioritários e a população em geral.
Além da vacinação, as autoridades de saúde lembram que há outros cuidados que devem ser tomados pela população para evitar a transmissão de doenças respiratórias, como lavar as mãos frequentemente, manter os ambientes arejados, evitar aglomerações e, em caso de sintomas respiratórios, utilizar máscaras e evitar o contato com outras pessoas .







