O secretário de Finanças de Campinas, Aurílio Caiado, participou do evento “Smart Cities: Tendências e Inovações tecnológicas para os desafios das cidades brasileiras”, realizado em São Paulo. Entre os cases de Campinas, Caiado apresentou ações do Paes (Programa de Ativação Econômica e Social), o Campinas na Palma da Mão, o BRT, o Marco Legal das Startups municipal, as capacitações promovidas para a população e o Cimcamp.
O secretário também falou sobre a vocação da cidade para a inovação. “Temos 21 entidades e instituições de ciência e tecnologia de peso nacional. Essas entidades são bem maiores do que o próprio município”, disse. O encontro foi promovido pela Conexões JHSP, NEC e Rádio Eldorado e ocorreu na terça-feira (21).
Caiado destacou que uma cidade não é um meio físico, não é só um local para o cidadão habitar, transitar e trabalhar. “Uma cidade é feita de pessoas e se você quer uma cidade inteligente, tem que ter pessoas preparadas”, falou o secretário.
Para Elias Reis, Head de Cidades Inteligentes da NEC no Brasil, toda cidade pode ser uma cidade inteligente. “Smart cities pode ser aplicado em qualquer tipo de cidade, desde que haja inteligência para isso, interesse do poder público e que a população possa estar cada vez mais integrada com este desenvolvimento”.
Campinas conquistou, em 2022, o 5º lugar no prêmio Connected Smart Cities 2022, ranking de cidades inteligentes e conectadas do Brasil. A cidade também apresentou ótimos índices em três eixos temáticos avaliados: 3º em Economia; 4º Tecnologia e Inovação e em Educação. Em sua oitava edição, o mais importante levantamento na área avaliou 680 municípios com mais de 50 mil habitantes.
No ranking nacional Connected Smart Cities 2022, à frente de Campinas aparecem as capitais Curitiba (1º lugar), Florianópolis (2º) e São Paulo (3º), e São Caetano do Sul, em 4º lugar. A classificação coloca Campinas como a primeira cidade entre aquelas com população acima de meio milhão de habitantes e que não é capital no top 5.
Ainda em 2022, a cidade também conquistou o Selo Ouro do Connected Smart Cities, premiação focada em boas práticas para o desenvolvimento de cidades inteligentes e conectadas. O município apresentou projetos nas cinco dimensões avaliadas e também pontuou no item tendência de evolução do ranking Connected Smart Cities, divulgado ontem com Campinas em 5º lugar nacionalmente.









