Campinas é a 10ª cidade do Brasil com maior concentração de open startups por habitantes, segundo o ranking 100 Open Startups 2023. A cidade foi premiada como Top 25 Open Cities pelo número de jovens empresas inovadoras, as chamadas startups, entre 244 municípios participantes. O evento aconteceu no hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, no último dia 18.
Para determinar as cidades premiadas, foi utilizado o critério da densidade de startups envolvidas em contratos de inovação aberta com corporações, considerando o número de habitantes.
Isso significa que Campinas se destaca no cenário nacional entre os municípios com a maior concentração de open startups por habitante, ficando à frente de várias capitais.
Inovação aberta é o modelo colaborativo em que as empresas estão dispostas a cooperar com terceiros para encontrar soluções inovadoras.
O prefeito Dário Saadi participou do evento e comemorou a premiação.
“Campinas é a capital da inovação e tecnologia”, frisou.
O que são startups?
As startups são empresas jovens e com perfil disruptivo, em um modelo de negócios que visa crescer em grande escala ao oferecer soluções inovadoras para desafios do mercado. Normalmente, estão ligadas ao setor digital e tecnológico.
O evento 100 Open Startups 2023 recebeu mais de 750 atores do ecossistema de inovação, entre presidentes de grandes corporações, diretores de startups e representantes das cidades da federação que entraram no Top 25.
O Ranking 100 Open Startups é o maior e mais prestigiado ranking de inovação da América Latina, reconhecendo as corporações e startups que se destacam na prática da inovação aberta. Desde sua primeira edição, em 2016, registrou mais de 100 mil parcerias de negócios entre corporações e startups, contribuindo para o avanço da inovação no Brasil e na região.
Sobre a 100 Open Startups
A 100 Open Startups é a plataforma de open innovation, pioneira e líder na América Latina, que tem como missão transformar o mercado e a sociedade a partir da inovação pela colaboração entre empresas e startups. Desde 2008, organiza a Open Innovation Week – Oiweek, comunidade que reúne mais de 200 mil profissionais e, desde 2016, publica o Ranking 100 Open Startups, que monitora a evolução da prática da inovação aberta e premia as empresas e startups líderes.
A plataforma digital já facilitou mais de 1 milhão de interações que resultaram no registro de mais 100 mil acordos de open innovation e R$ 7 bilhões em contratos entre startups e corporações. Atualmente, são mais de 32 mil startups e 7 mil corporações participantes da plataforma.







