Nesta sexta-feira (20), Campinas receberá o 1º Seminário de Insolvência Empresarial e Direito do Agronegócio. O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro da Insolvência (IBAJUD), será realizado no auditório da PUC-Campinas e contará com a presença do reitor da universidade e de renomados especialistas, acadêmicos e profissionais de destaque no Direito Empresarial e Falimentar. Entre os palestrantes confirmados estão os juristas e professores Manoel Pereira Calças, Newton de Lucca e Cássio Cavalli, autores de referência no campo da insolvência.
A abertura do seminário será conduzida por Breno Miranda, presidente do IBAJUD, e Jorge Campos, diretor institucional da entidade. Bruno Rezende, vice-presidente do instituto e figura central na administração do caso Americanas, contribuirá com sua expertise no debate sobre a evolução e perspectivas do sistema de insolvência sob a ótica dos administradores judiciais.
O programa, dividido em cinco painéis de discussão, traçará um panorama completo do setor da insolvência, desde seu histórico até as perspectivas futuras, sob a ótica da experiência dos profissionais que atuam no Direito Empresarial e Falimentar.
Dentre esses, um painel especial destacará o papel da academia e da doutrina no aprimoramento da recuperação empresarial, com a participação de professores da PUC-Campinas. Além disso, a cidade será prestigiada com um debate exclusivo sobre a crise no agronegócio, destacando a importância e os desafios da reestruturação corporativa no setor.
“Vamos apresentar e discutir as últimas decisões judiciais e as tendências que estão moldando o futuro da insolvência no Brasil. Também exploraremos os desafios específicos enfrentados pelo agronegócio, como a crise decorrente de desastres ambientais, e a importância da recuperação empresarial para manter a atividade econômica nesta área vital para o país”, destaca Luigi Trindade, coordenador acadêmico do IBAJUD.
A organização do evento, que conta com o apoio da Comissão Especial de Agronegócios e de Relações Agrárias da OAB Campinas, é do coordenador acadêmico do IBAJUD, Luigi Trindade; do diretor institucional, Jorge Campos; e do embaixador da entidade na cidade, Fernando Castellani.







