O município de Campinas recebeu alerta de risco de enxurrada e inundação nesta quinta-feira (13). O aviso é do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) que indica possibilidade de ocorrer enxurrada em áreas urbanas com alta declividade e de inundação às margens do rio Atibaia, Capivari e afluentes, incluindo os ribeirões das Cabras, Picarrão, Anhúmas, Viracopos, os córregos Castelo, Ipaussurama, Santa Isabel, Barro Preto e Taubaté, e outros canais urbanos.
Na tarde desta quinta choveu o equivalente a 14,2 milímetros no período de uma hora e meia. A Defesa Civil de Campinas registrou duas quedas de galhos de árvores, ambas na região Sudoeste, na Jardim Paraíso de Viracopos e no Jardim Santa Terezinha.
O alerta também indica que a chuva deve continuar nas próximas horas, agravando o risco de ocorrerem alagamentos, enxurradas e inundações urbanas.
“A Defesa Civil chama a atenção da população para evitar passar por áreas alagadas e se abrigar durante temporais. Há painéis na cidade que indicam os pontos críticos de alagamento que devem ser evitados quando está chovendo, e é importante respeitá-los”, orienta o órgão.
Recomenda-se também, alerta a Defesa Civil, evitar ao máximo ter contato com água de enchente. Essa água pode estar contaminada e transmitir doenças infecciosas.
Alerta da Defesa Civil
Nesta quinta-feira (13), às 14h56, os celulares dos moradores de Campinas receberam um alerta severo sobre as condições climáticas. O alerta destaca a possibilidade de chuva forte na próxima hora na cidade, com raios e vento, e possibilidade de deslizamentos e alagamentos. “Mantenha-se em local seguro”, informa o aviso. A medida é preventiva, como uma estratégia para proteger a população diante do cenário de risco alto de chuvas intensas e riscos de deslizamentos e alagamentos identificados para Campinas.
O alerta é emitido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, por meio da ferramenta Cell Broadcast. É expedido em tempo real, em caso de eventos severos ou extremos, para todos os celulares do Estado conectados a uma antena de telefonia móvel com tecnologia 4G ou 5G. Não há necessidade de cadastro prévio: uma mensagem pop up aparece na tela do celular. Após dez segundos, pode-se usar novamente o aparelho.
Os moradores também podem se cadastrar para receber os alertas da Defesa Civil. Basta enviar uma mensagem com o CEP do local para o número 40199. Os avisos são disparados nos aparelhos celulares registrados no programa.
Em caso de dúvidas ou pedido de ajuda:
Ligue 199, da Defesa Civil, para alagamento, inundações e quedas de árvores;
Ligue 118, da Emdec, para emergências de trânsito;
Ligue 193, dos Bombeiros, para situações de emergência;
Ligue 156, da Prefeitura, para solicitar vistoria para poda e/ou extração de árvores











