A semana começou gelada na região, resultado da passagem de uma frente fria por todo o Estado em plena Primavera, estação marcada por temperaturas mais amenas. Em Campinas, está sendo o outubro mais frio dos últimos nove anos.
O Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), registrou mínima de 11,2º C na madrugada desta terça-feira, às 5h50.
A última vez que a cidade teve frio tão intenso em outubro foi em 2016, com temperatura mínima de 11,7º C.
As temperaturas mínimas tiveram queda acentuada em todas as regiões paulistas, com 8º C para a Região Metropolitana de São Paulo, 5º para a Serra da Mantiqueira e 9°C no Vale do Ribeira e egiões de São José dos Campos e Itapeva.
A meteorologia indicou ainda 10°C na região de Sorocaba, 11°C nas regiões de Bauru e Araraquara, 12°C nas regiões de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, e 14°C na Baixada Santista e Litoral Norte.
Até quando?
A temperatura vai subindo gradativamente ao longo desta semana. Segundo o Cepagri, a partir de quinta-feira (23), as mínimas e máximas estarão mais elevadas.
Para esta terça-feira, a previsão é de céu claro, sem chuva, na região. Há possibilidade de rajadas de vento moderado a forte ao longo do dia. Máxima de 24°C em Campinas.
Nesta quarta-feira, dia 22, mais um dia frio, com previsão de céu claro e sem chuva na região. Há possibilidade de rajadas de vento moderado ao longo do dia. Máxima de 26°C em Campinas.
Capital Paulista
Em plena primavera, a cidade de São Paulo bateu um novo recorde de frio na manhã desta terça-feira (21), com 10,8ºC.
É a temperatura mais baixa para o mês de outubro desde 2014, superando a marca anterior para o mesmo mês – 11,2ºC – , registrada na segunda (20).
Segundo a Defesa Civil do Estado, a queda nos termômetros ocorre devido a uma forte massa de ar polar associada à passagem de uma frente fria.







