Nascido em Campinas, o zagueiro Jonathan Costa foi anunciado na tarde desta terça-feira (25) como reforço do Guarani para 2026. Ele é a terceira contratação oficializada pelo clube, que na próxima temporada disputará o Campeonato Paulista, Série C e provavelmente a Copa do Brasil. O jogador de 30 anos, que assinou em definitivo até o final do ano, se junta ao zagueiro Rafael Donato e ao atacante Guilherme Parede, confirmados anteriormente.
Costa defendeu o Avaí nas últimas três temporadas, período em que fez 80 jogos, marcou 5 gols e deu duas assistências. “Nesta edição da Série B, ele esteve entre os líderes do time em interceptações, cortes e índice de passes certos”, citou o Guarani em seu site oficial.
O defensor atuou pelo Paulínia FC e SEV Hortolândia no início de carreira. Teve ainda passagens pelo Portimonense, de Portugal, Linense, Bragantino, Desportivo Brasil, XV de Piracicaba, Grêmio Osasco, Caldense, Mirassol, Paraná, Botafogo-PB e Operário-PR.
Os três reforços anunciados têm mais de 30 anos e disputaram a Série B em 2025 – Parede e Donato tem 30 e 36 e vieram do Vila Nova e Novorizontino, respectivamente. Os demais nomes que devem ser confirmados nos próximos dias carregam perfil semelhante. O meia Willian Farias, que já se despediu do Novorizontino, tem 36, e o zagueiro Maurício Antonio, ex-Paysandu, 32.
Com o plano de reformular o elenco em todos os setores, o Guarani ainda busca goleiro, lateral direito, meia ofensivo e atacantes.
Na frente, Maranhão, ex-Atlético-GO, e Quirino, vice-campeão da Série C pelo Londrina, estão na mira. Já para a meta, um goleiro que disputou a Série B está em negociação. O nome é mantido em sigilo.











