O Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira inaugura nesta sexta-feira (16), às 13hs, a exposição “A Arte Salva”. O evento será realizado no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas, e integra a programação em comemoração ao dia da Luta Antimanicomial (18 de maio), como instituição pioneira na desospitalização de pacientes.
Com mais de 40 crianças e adolescentes envolvidos, a mostra apresenta fotografias, desenhos, pinturas e artes manuais produzidos ao longo das atividades terapêuticas diárias no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Carretel. A unidade atende casos de transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas.
O Caps Carretel atende hoje quase 300 famílias das regiões norte e leste de Campinas.
O objetivo da exposição é celebrar e dar visibilidade à potência criativa e expressiva dos jovens. “Este trabalho representa o protagonismo das crianças e adolescentes como potências artísticas e como ordenadores do próprio cuidado em saúde mental através das artes”, destaca a enfermeira e uma das organizadoras do evento, Tayane Silva.
“Mais do que uma exposição, ‘A Arte Salva’ é uma afirmação pública da importância do cuidado em liberdade, do acolhimento e da escuta ativa no campo da saúde mental infantojuvenil”, ressalta a organização.
Os trabalhos poderão ser vistos no MIS até o dia 31 de maio. A entrada é gratuita.
Exposição “A Arte Salva”
16 de Maio
Horário de abertura: 13h às 14 horas
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS Campinas) – Rua Regente Feijó, 859, Centro
Duração da exposição: até 31 de maio
Horário de visitação: Terça a sexta: das 9h às 18h30min. Sábado: das 10h às 16h
*O MIS fica fechado aos domingos e feriados.