13 de janeiro de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Educação e Cidadania

Casa da Criança Paralítica lança nesta terça e-book sobre negócios sociais

Publicação poderá ser baixada gratuitamente no site da instituição, a partir desta terça-feira (11)

Redação Por Redação
11 de março de 2025
em Educação e Cidadania
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Casa da Criança Paralítica lança nesta terça e-book sobre negócios sociais

Bazar do Sonho: negócio social teve início em 2004 e hoje representa uma importante fonte de receita. Foto: Arquivo CCP

A Casa da Criança Paralítica (CCP), de Campinas, em parceria com a Fundação FEAC, lança nesta terça-feira (11) o e-book “Negócios sociais versus impacto social”, destinado às Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e empreendedores sociais que queiram implantar um negócio social e promover a própria sustentabilidade financeira a partir de um modelo que traga impacto social positivo. A publicação é gratuita e estará disponível para download no www.ccp.org.br a partir do lançamento.

O e-book foi idealizado levando-se em conta a experiência de sucesso da instituição com o Bazar do Sonho, um negócio social que teve início em 2004 e que hoje representa uma importante fonte de receita para a Casa. “O intuito do bazar, na época implantado em um espaço reduzido na sede da CCP, no Parque Itália, era gerar renda e oportunizar às famílias dos atendidos o acesso a roupas e calçados usados em boas condições e a preços acessíveis. Funcionava graças ao trabalho de voluntários. Em 2018, o espaço foi ocupado pela nossa Oficina Locomover e o bazar foi transferido para um espaço maior, em frente à sede da instituição, mas com instalações provisórias, pois era formado por tendas”, lembra Regiane Fayan, coordenadora de Projetos e Mobilização de Recursos da Casa da Criança Paralítica.

Após a mudança do bazar, foram contratados colaboradores para atuar no espaço e a CCP estruturou o processo de captação de doações, estabelecendo novas parcerias para aumentar o número de produtos ofertados no local e atrair mais clientes. Em 2023, quando o negócio social já representava cerca de 20% da receita da CCP, foi inaugurada, com o apoio da Fundação FEAC, a segunda unidade do Bazar do Sonho, em um contêiner localizado no Jardim Nova Europa, em Campinas. O objetivo foi elevar a participação da receita do Bazar para 30% do total obtido, em um curto prazo de tempo, e com duas unidades.

Em 17 de janeiro último, após mais de três meses de obras, a CCP reinaugurou a unidade I do Bazar do Sonho em sua sede. As tendas provisórias, bastante danificadas, foram substituídas por um prédio em alvenaria, mantendo a área da estrutura anterior, de 270 metros quadrados, mas com layout distinto e pé direito alto, para trazer mais comodidade aos clientes, funcionários e voluntários do local, com melhor exposição dos produtos, mobiliário com padrão de loja e ar-condicionado. “Reunimos parceiros para garantir a construção do novo prédio e a aquisição do mobiliário, que representaram um investimento total de R$ 590 mil, dividido entre Tauste Supermercados, Halma Incorporadora e Fundação FEAC”, diz Regiane.

Segundo ela, as OSCs têm grandes desafios para garantir sua sustentabilidade financeira e inovação, por isso, ter diferentes fontes de receita é essencial para sua saúde econômica, especialmente uma fonte na qual o recurso não seja “carimbado”, como a grande maioria, permitindo maior flexibilidade em seu uso. “Hoje, o modelo de receita das OSCs, em geral, depende exclusivamente de doações e financiamentos privados e públicos, mas, com um negócio social, além de melhorar a própria estabilidade financeira, as OSCs poderão, por exemplo, resolver problemas sociais e ambientais da própria comunidade em que estão inseridas. No nosso bazar, além de ofertarmos bons produtos a preços baixos, permitindo maior poder de compra à população de baixa renda, promovemos a economia circular a partir da cultura de doação, reduzindo o descarte inadequado no meio ambiente e promovendo a extensão da vida útil dos produtos, desde roupas, calçados, móveis, utensílios de cozinha até livros.”

No e-book, a coordenadora de Projetos e Mobilização de Recursos da Casa da Criança Paralítica antecipa que as OSCs poderão encontrar alguns modelos de negócios sociais que podem ser implementados para essa diversificação de fontes da receita e o fortalecimento de sua missão de impacto social, além das etapas necessárias para se colocar em prática o modelo escolhido. “Os negócios sociais têm o poder de transformar vidas, impulsionar mudanças sistêmicas e construir um futuro mais justo e sustentável para todos. Com o e-book, queremos ampliar a informação sobre esse assunto para beneficiar o maior número possível de OSCs e outros públicos interessados no tema.”

De acordo com Gabrieli Reis, analista de projetos da Fundação FEAC, ao longo dos últimos anos, a Fundação FEAC tem identificado que as organizações sociais de Campinas enfrentam diversos desafios relacionados à gestão, governança e sustentabilidade. “Um dos principais desafios é a captação de recursos para que a organização não se torne dependente de uma única fonte de receita. A Casa da Criança Paralítica já possuía uma estratégia de captação de recursos bastante sólida, que é o Bazar do Sonho, um negócio social, e a organização tinha o desejo de expandir essa estratégia para uma segunda unidade potencializando ainda mais a sustentabilidade. Compreendendo a importante atuação que a Casa da Criança Paralítica tem para seu público e para Campinas, além de entendermos que esta experiência poderia ser utilizada como case para inspirar o ecossistema social, a Fundação FEAC decidiu investir no projeto que possibilitou a implementação do Bazar II. O percurso conceitual e as práticas utilizadas ao longo do projeto foram sistematizadas no e-book ‘Negócios sociais versus impacto social’, que acreditamos que será um potente material para aqueles que desejam entender melhor o que são e como implementar negócios sociais. A nossa expectativa é que este material sirva de insumo para que o ecossistema social seja mais forte, com recursos e gestão eficiente.”

 

Tags: ação socialCasa da Criança Paralíticacidadaniae-bookEducaçãoHora Campinas
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Confira seis cursinhos populares da USP com inscrições abertas em janeiro
Educação e Cidadania

Confira seis cursinhos populares da USP com inscrições abertas em janeiro

Por Redação
13 de janeiro de 2026

...

Plataforma ajuda estudantes a avaliar chances no Sisu
Educação e Cidadania

Plataforma ajuda estudantes a avaliar chances no Sisu

Por Redação
12 de janeiro de 2026

...

Arquivo Municipal lança programa para preservar a memória das escolas de Campinas

Arquivo Municipal lança programa para preservar a memória das escolas de Campinas

12 de janeiro de 2026
USP recebe até dia 16 inscrições para processo seletivo de medalhistas de olimpíadas do conhecimento

USP recebe até dia 16 inscrições para processo seletivo de medalhistas de olimpíadas do conhecimento

11 de janeiro de 2026
Materiais em PDF

Estudos, concursos e faculdade: como estudantes de Campinas podem se organizar melhor com materiais em PDF

10 de janeiro de 2026
Dom Bosco abre últimas vagas em cursos técnicos gratuitos para jovens em Campinas

Dom Bosco abre últimas vagas em cursos técnicos gratuitos para jovens em Campinas

10 de janeiro de 2026
Carregar Mais















  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Morte de criança em piscina ocorre dez dias após aprovação da ‘Lei Manuela’

    Morte de criança em piscina ocorre dez dias após aprovação da ‘Lei Manuela’

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher é encontrada morta em residência de Campinas e polícia prende companheiro por oferecer drogas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Policial baleado durante folga em Campinas morre após uma semana internado

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • A ascensão das publicações ‘predatórias’ – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Morador de Valinhos morre afogado em praia do Guarujá

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.