O prefeito de Campinas, Dário Saadi, assinou nesta quarta-feira, 12 de março, um termo de cooperação para instalação do posto Sebrae Aqui na Casa da Mulher Campineira (rua Onze de Agosto, 412 – Centro), que completou um ano de atividades.
Na ocasião, o prefeito inaugurou também o telecentro do programa Juventude Conectada, que além de atendimento às usuárias dos serviços da casa, terão a oportunidade de realizar cursos voltados à inclusão digital e capacitação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade.
“Essa Casa da Mulher Campineira foi uma iniciativa importante não só para unificar todos os programas voltados às mulheres, mas também para criar novos programas e parcerias. É isso que faz a diferença”, afirmou o prefeito.
Saadi destacou também o diferencial da Casa da Mulher Campineira como um espaço que centraliza e amplia programas voltados às mulheres, especialmente no fomento ao empreendedorismo feminino, e enfatizou a criação do núcleo de inclusão digital, que visa capacitar mulheres para a utilização de ferramentas digitais e redes sociais na promoção de seus negócios.
O telecentro da Juventude Conectada passa a funcionar a partir do dia 19 de março, para atendimento ao público. Na segunda quinzena de abril começarão os cursos de capacitação, que incluem inclusão digital, uso de smartphones e de redes sociais, para que as mulheres possam ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho.
Sebrae
Além da inauguração do Telecentro, a Casa da Mulher Campineira firmou um termo de cooperação com o Sebrae, que passará a oferecer, futuramente, um posto fixo na unidade.
O Sebrae disponibilizará consultorias e capacitações voltadas ao empreendedorismo feminino, incluindo temas como Gestão de negócios, Plano de negócios, Viabilidade financeira, Captação de recursos, Precificação e Inteligência emocional.
A iniciativa busca fortalecer o papel da mulher no mercado de trabalho, incentivando a formalização de negócios e a independência financeira.
O programa Juventude Conectada, responsável pelo novo Telecentro, capacita jovens para atuar na inclusão digital da população. Os participantes recebem bolsas para trabalhar em unidades comunitárias, promovendo acesso à tecnologia e qualificação profissional.
Com a nova unidade, a expectativa é ampliar o impacto social do projeto, promovendo mais autonomia e oportunidades para as mulheres atendidas pela Casa da Mulher Campineira.