A Casa de Cultura Fazenda Roseira recebe a partir desta segunda-feira (1º), e até 13 de dezembro, a mostra Bonecas de Capulanas, exposição que destaca a arte têxtil africana e a representação da ancestralidade feminina por meio de bonecas de pano vestidas com capulanas — tecidos característicos por suas cores, grafismos e simbolismos culturais.
Após passar pelo Museu da Cidade durante o mês da Consciência Negra e integrar a Mostra Cultural da Fundação Eufraten, a exposição chega à Fazenda Roseira para uma curta temporada aberta ao público. O conjunto de obras apresenta narrativas de identidade, resistência e pertencimento, e reforça a importância da representatividade na arte contemporânea.
Capulana é um tecido colorido, cheio de simbolismos repleto de história e cultura, desde sua origem na Ásia até chegar a Moçambique, através das trocas comerciais. Daí surge a expressão Bonecas de Capulanas, feitas com uma técnica que não usa costuras.
Além das bonecas, as mulheres confeccionam adereços e, durante a oficina em Campinas, aprenderão a arte de fazer carteiras.
A visitação é gratuita e indicada para públicos de todas as idades, incluindo famílias, educadores e estudantes.
O projeto “Bonecas de Capulanas” (PRONAC 232153) é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91) – Ministério da Cultura | Governo Federal | Brasil: União e Reconstrução, com patrocínio da Miracema-Nuodex e produção executiva da Lampejos Produções Artísticas.
Serviço:
Mostra Bonecas de Capulanas
Data: 1º a 13 de dezembro
Local: Casa de Cultura Fazenda Roseira Endereço: Rua Domingos Haddad, 1 – Residencial Parque da Fazenda, Campinas
Horário: Terça a sexta, das 10h às 17h Entrada gratuita











