A celebração pela Igreja Católica da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo – Corpus Christi –, nesta quinta-feira (19), em Campinas, contará com missas, procissões e tapetes decorados. As principais atividades se concentrarão na Catedral Metropolitana, onde a Santa Missa será celebrada às 16h, na Praça José Bonifácio, presidida pelo arcebispo dom João Inácio Muller. A Catedral de Campinas ainda terá missas às 7h30, 9h30 e 11h30.
Após a Missa, sairá a tradicional Procissão com o Santíssimo Sacramento até a Praça da Basílica do Carmo, onde será dada a Bênção Eucarística. O cortejo a partir da Catedral Metropolitana seguirá pelas ruas Conceição e Barão de Jaguara até a Basílica Nossa Senhora do Carmo, cruzando as vias Francisco Glicério, General Osório, Bernardino de Campos e Benjamim Constant.
A atração, tanto na Catedral quanto na Igreja do Carmo, são os tapetes enfeitados com pó de café, trigo, areia colorida, pó de serra e casca de ovo.
A montagem ocorre na noite desta quarta-feira pela equipe de acólitos (auxiliares do padre) e voluntários. Na Basílica Nossa Senhora do Carmo, o tapete terá cerca de 40 metros e começou a ser montado às 4h15 desta quarta por cerca de 200 fiéis.
A Emdec informou que fará bloqueios momentâneos, para passagem da procissão, entre 17h e 18h30, nos seguintes cruzamentos: Avenida Francisco Glicério x avenida Benjamin Constant; Avenida Dr. Campos Sales x rua José Paulino; Avenida Francisco Glicério x rua General Osório; Avenida Francisco Glicério x avenida Dr. Campos Sales; Avenida Dr. Thomaz Alves x rua Dr. Quirino; Avenida Benjamin Constant x avenida Anchieta.
Paróquias localizadas na Vila Industrial e na região do Jardim das Paineiras também realizarão celebrações especiais acompanhadas de procissões.
A da Igreja São José, na Vila Industrial, ocorrerá entre 10h e 11h, com saída na Rua 24 de Maio, 477. O cortejo seguirá pelas ruas Francisco Egídio, Catarina Inglese Soares, Amador Bueno e 24 de Maio, retornando ao ponto inicial.
Das 15h às 18h, a Paróquia São Charbel – Missão da Ordem Maronita do Brasil – realiza procissão com intervenção da Emdec. A saída será da Avenida José Bonifácio, 1428, passando pela rua Cruzalia e avenida Jesuíno Marcondes Machado, retornando para o ponto inicial.
A festa católica de Corpus Christi é realizada 60 dias após a Páscoa, e rememora a instituição da eucaristia pela transformação do pão e vinho no corpo e sangue de Cristo.
A expressão em latim Corpus Christi significa “corpo de Cristo”, em referência à última ceia de Jesus com seus apóstolos, quando ele pediu que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que, no cristianismo, se transformaram em seu corpo e sangue.
LEIA TAMBÉM:
Corpus Christi: simbologia dos tapetes baseada na fé e tradição











