A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu na noite de Natal (25) o primeiro alerta via Cell Broadcast, utilizando o sistema Defesa Civil Alerta, para Campinas. A mensagem acompanhada de um som de sirene foi emitida às 22h21, em situação real.
Classificado como modelo severo, o alerta foi enviado de forma preventiva para alertar a população sobre o risco de enxurradas e inundações, com validade de 2 horas. Muitas pessoas se assustaram com o som alto emitido, e logo os comentários na internet viralizaram.
O texto da mensagem foi o seguinte: “Alerta Extremo – Defesa Civil: Possibilidade de chuva forte em Campinas com risco ALTO de enxurradas e inundações. Mantenha-se em local seguro.
De acordo com o órgão, a tecnologia Cell Broadcast permite o envio rápido e abrangente de mensagens diretamente aos celulares da população, sem a necessidade de internet ou aplicativos específicos.
“Esta é a primeira vez que o sistema é utilizado em uma situação real no Estado de São Paulo, reforçando o compromisso da Defesa Civil com a segurança e proteção das comunidades”, divulgou a Defesa Civil.
O alerta foi baseado em análises do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), que identificou um cenário de Risco Hidrológico Alto, com condições meteorológicas adversas e deslocamento de áreas de instabilidade, elevando o potencial de enxurradas e inundações na região de Campinas.
“O objetivo principal do alerta foi informar a população sobre o risco iminente, garantindo tempo para adoção de medidas preventivas e redução de possíveis danos. Além disso, o sistema contribui para o alinhamento entre a Defesa Civil, autoridades locais e a comunidade, promovendo uma resposta rápida e coordenada”, detalhou o órgão.







