Mais de 130 mil “Silvas” habitam Campinas, juntamente com outras 51,6 mil Marias e 21,5 mil Josés. O levantamento de nomes mais frequentes no Brasil, atualizados pelo Censo Demográfico 2022 do IBGE, contabilizou mais de 140 mil nomes próprios no Brasil e revelou que José, Maria e Silva são absolutos no país e em Campinas. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (4).
A novidade desta edição do “Nomes no Brasil” é a inclusão dos sobrenomes. A prevalência de Maria e José já havia sido apontada pelo Nomes no Brasil do Censo Demográfico 2010. O Censo 2022 contou com mais de 200 mil sobrenomes: Silva lidera os registros e está presente na identificação de 16,76% da população.
A ferramenta permite fazer buscas por municípios e estados por meio deste link.
Em Campinas, no top 10 dos nomes próprios femininos ainda resistem 3.774 Márcias e 3.714 Adrianas. A segunda posição pertence às Anas, totalizando 20.2023. Na sequência vêm Juliana e Beatriz. Letícia, Mariana e Gabriela completam a lista dos dez nomes próprios mais comuns em Campinas.
Entre os homens, um trio tradicional ocupa as três primeiras posições: José, João e Antonio. Depois aparecem Pedro, Lucas e Gabriel, em quarto, quinto e sexto lugares, respectivamente. Fechando os dez primeiros estão Carlos, Paulo, Rafael e Luis.
No outro extremo do levantamento foram relacionados os nomes menos comuns, que representam apenas 0,00009% da população de Campinas. São exemplos Aira, Cladia, Chirley, Carlindo, Calos, Jumar, Jhulia, Eshiley, Beuno, Duane e Dionata.
Santos é o primeiro sobrenome a fazer frente aos Silvas de Campinas. São 82.913, ou 7,28% do total de sobrenomes. Em terceiro estão os 51.752 Oliveiras da cidade, acompanhados por 41.839 Sousas. Pereira, Ferreira e Rodrigues ocupam as posições seguintes. Completando a relação dos dez primeiros aparecem Lima, Alves, Costa e Gomes.
A lista
O IBGE detalha que foram apresentados os nomes e sobrenomes mais frequentes identificados pelo Censo Demográfico 2022, tendo por base a lista de moradores do domicílio em 1º de agosto de 2022, data de referência do último levantamento.
Essa lista contém a relação de todos os moradores naquela data e estabelece a relação de parentesco ou de convivência com o responsável pelo domicílio.
Trata-se de divulgação oficial que abarca a totalidade do Território Nacional, composto por 27 Unidades da Federação e 5 570 Municípios, abrangendo 203 milhões de pessoas em 90,7 milhões de domicílios, nos quais foram recenseados os nomes e sobrenomes de todos os moradores que, na data de referência, estavam presentes ou ausentes por período não superior a 12 meses.







