Uma das referências no atendimento às pessoas com deficiência visual, o Centro Cultural Louis Braille de Campinas (CCLBC) está em festa para completar 56 anos de fundação em 26 de agosto, próxima terça-feira. Todos esses anos dedicados àqueles que buscam superar a deficiência visual, o CCLBC promove inclusão, cultura, educação e cidadania. Uma história construída com muito carinho, superação e conquistas.
E para comemorar e promover a integração entre todos que fazem parte dessa jornada, o CCLBC agendou para terça-feira (26/08), a partir das 9h, uma manhã especial com café da manhã com apresentação musical e muita alegria.
Fundado em 1969, o Centro Cultural Louis Braille de Campinas faz um trabalho incansável para desenvolver e incluir a pessoa com deficiência visual no meio social, oferecendo serviços e atividades educacionais, culturais, sociais e de bem-estar físico e psicológico.
Atendendo usuários a partir de 6 anos, já inseridas no ensino fundamental, a entidade não restringe a idade máxima, e a idade média dos usuários é de 40 anos.
A cobertura do serviço de atendimento abrange toda a Região Metropolitana de Campinas (RMC).
O Centro Braille oferece também às pessoas da sociedade que não apresentam deficiência visual a possibilidade de adquirir conhecimentos específicos de Código Braille, software de voz e outros.
Contribui também apresentando palestras em escolas, ministradas por voluntários e ou usuários da instituição, ressalta o presidente Benedito João Bertola, o Benê. Segundo ele, o objetivo é desenvolver a autonomia e a criticidade da pessoa com deficiência visual, possibilitando-lhe inclusão total no meio social, onde terá a oportunidade de desenvolver a cidadania plena.
“Tudo com muito respeito, dedicação e responsabilidade social. Queremos autonomia para nossos usuários e, principalmente o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários das pessoas com deficiência visual”, enfatiza Benê.
Doadores e voluntários
Ainda sofrendo com os danos causados pela pandemia e redução dos quadros de doadores e voluntários, o presidente Benê reforça que o Centro Cultural Louis Braille depende de doações para promover inclusão, desenvolvimento e qualidade de vida para pessoas com deficiência visual.
Para quem quiser contribuir na transformação de vidas, é só entrar em contato pelo telefone (19) 3252-6265. Para quem quiser colaborar via PIX, a doação deve ser feita pelo CNPJ: 46.102.000/0001-01

Gráfica
Com o objetivo de contribuir na sua sustentabilidade, o Centro Cultural Louis Braille de Campinas conta com uma gráfica equipada para produzir impressos em Braille e em tipos ampliados, este para pessoas com baixa visão.
O espaço produz cardápios, cartões de visita, livros, apostilas, placas e adesivos.
Todos os trabalhos realizados pela Gráfica Braille obedecem as grafias e normas técnicas para produção de textos Braille no Brasil estabelecidos pelo Ministério da Educação e Secretaria de Educação Especial. A renda da sua produção é revertida para a manutenção do Centro Cultural Louis Braille de Campinas.
Informações:
E-mail: grafica@braille.org.br
Telefone: 3252-6265
WhatsApp: (19) 99722-8640











