O Centro de Exames e Especialidades Médicas (CEEM) iniciou os atendimentos à população nesta terça-feira (10). A nova policlínica está funcionando na Rua Barão de Jaguara, no Centro, e neste primeiro momento oferece, das 7h às 18h, atendimentos de oftalmologia, reumatologia, terapia ocupacional e ortopedia. A expectativa é de que a partir do final de 2025, a unidade esteja com 100% de funcionamento. Com isso, os atendimentos das especialidades vão aumentar em aproximadamente 30% – atualmente as policlínicas realizam, cada uma, cerca de 100 mil atendimentos por ano.
Os serviços funcionam em um prédio de seis andares, com 36 salas, na esquina das ruas Barão de Jaguara e César Bierrenbach. Neste momento, a secretaria ocupa o térreo, primeiro e segundo andares. A nova unidade vai reforçar o conjunto de equipamentos para atendimentos de especialidades do SUS municipal.
Na próxima etapa, com a adequação dos demais andares, os serviços de otorrinolaringologia e ultrassom vão entrar em funcionamento. Também no ano que vem será inaugurado no local o ambulatório de infusão, local reservado para administração de medicamentos especializados que necessitam de observação de profissionais de saúde durante a aplicação.
Outra novidade para 2025 é que o CEEM vai contar com o Centro de Especialidades Odontológicas, pequenas cirurgias, espirometria, exames laboratoriais, colonoscopia, endoscopia, raio X e central de esterilização de material. A expectativa é que a unidade funcione até 21h, mas essa mudança será implantada gradativamente.
Os pacientes são atendidos depois de encaminhamento dos centros de saúde, como acontece com todas as especialidades da Atenção Secundária.
“É uma unidade muito importante, pois amplia os serviços e, além disso, está localizada bem no centro da cidade, ao lado do largo do Rosário, o que facilita o acesso e colabora com a revitalização da área. O CEEM foi rapidamente entregue porque no local já funcionava uma clínica particular. Isso facilitou a instalação e do início das operações. A estrutura estava totalmente preparada para receber um serviço de saúde”, disse o prefeito Dário Saadi.
Setorização
Com o CEEM, será iniciada uma “setorização” nos atendimentos de especialidades: a Policlínica 3, que funciona ao lado do Hospital Mário Gatti, passará a concentrar, de forma gradativa, as especialidades clínicas de atendimento. Já a Policlínica 2, que funciona na Avenida Francisco Glicério, será o Centro de Agravos Infecto-contagiosos, serviço de cuidados das infecções mais recorrentes, como HIV, hepatites, tuberculose, entre outros. O atendimento especializado em saúde da mulher será feito pelo centro de referência (Hospital da Mulher).
“Hoje é um dia muito importante, pois mais que uma nova policlínica para a cidade, a data marca o início da reorganização da nossa rede, com um perfil para cada serviço. Além disso, futuramente, vamos ter um horário estendido, até 21h, que vai facilitar o acesso à população”, afirmou o secretário de Saúde Lair Zambon.
SERVIÇO:
Centro de Exames e Especialidades Médicas (CEEM)
Endereço: Rua Barão de Jaguara, 1.136
Horário de funcionamento: 7h às 18h (futuramente será das 7h às 21h)
Atendimentos: pacientes encaminhados por centros de saúde.







